Depois de muita pesquisa para encontrar a referência perfeita para a decoração de Natal, finalmente chega a grande noite e… o motivo de preparar toda a casa passou. As comemorações natalinas são muito esperadas por várias famílias ao redor do mundo, e tem data certa para as luzes e enfeites da árvore saírem das caixas e começarem a ganhar espaço pelos cômodos da casa. Mas, e para guardar tudo?
Enquanto algumas pessoas já começam a desmontar a árvore logo no dia seguinte à festa ou na mesma semana, tem gente que, se pudesse, manteria as luzes e os presépios por mais um bom tempo – sem contar no clima de Natal que contagia a casa toda e que poderia durar muito mais.
Se você faz parte do segundo time, temos uma notícia para você: o dia oficial para desmontar a árvore de Natal e guardar os enfeites para o final do ano é 6 de janeiro, que, em 2022, cai em uma quinta-feira. Segundo a tradição cristã, essa data foi escolhida porque marca o momento em que os três reis chegaram em Belém, marcando o fim das comemorações do Natal.
Conhecido como Dia de Reis, 6 de janeiro foi a data em que os reis magos visitaram Jesus recém-nascido e levaram para ele presentes, celebrando sua vida e anunciando sua chegada ao mundo. Por isso, de acordo com os costumes cristãos, as famílias têm o costume de desmontar a árvore de Natal – um dos símbolos mais conhecidos da época e também sinônimo de fertilidade – no sexto dia do ano, logo após o ano novo.
De acordo com a tradição, passado o Natal, é o momento de preparar a família para as novas celebrações e o início de um novo ciclo: a Páscoa. Por isso, é hora de encaixotar as luzes, enfeites, presépios e imagens de Papai Noel e deixar tudo pronto para o final do ano. E, calma: se você (ou seu filho) mal puderem esperar pelo próximo 25 de dezembro, respire fundo porque o tempo passa rápido!