Baba Vanga, Vangelia Gushterova, faleceu em 1996, porém a mística búlgara deixou documentos sobre previsões para os anos seguintes, tendo supostamente acertado eventos históricos marcantes, como o ataque de 11 de setembro às Torres Gêmeas, o desastre de Chernobyl e o Brexit, saída do Reino Unido da União Europeia.

A mulher alegou que após perder a visão, aos 12 anos de idade, ganhou um presente de Deus, que a permitia ver o futuro. De acordo com o portal Mirror UK, é dito que as previsões da mulher tem 85% de acerto.
Vale lembrar que para 2021 a mulher havia dito que previu a presença de um efeito gravitacional do planeta Júpiter, que deveria causar uma atividade sísmica e vulcânica significativa na órbita da Terra. Além de alertar sobre grandes tempestades, inundações e terremotos.
Para 2022, Baba Vanga previu que cada vez mais pessoas passarão mais tempo em frente às telas, e também o surgimento de outra pandemia, que seria descoberta na Sibéria e teria como causa um vírus congelado que seria “libertado” por conta das mudanças climáticas.
A mulher indicou que cidades sofreriam de falta de água, o que teria consequências políticas e que a Terra seria invadida por alienígenas, que queriam descobrir se há vida por aqui. Segundo a mística, essa questão não teria um desfecho muito amigável.
Outras previsões incluem terremotos e tsunamis, fome na Índia e temperaturas que chegariam a 50 graus no local.