No último domingo, dia 24 de julho, uma mulher de 60 anos foi atacada por uma foca-monge que estava amamentando o filhote em Honolulu, no Havaí, Estados Unidos. O momento foi registrado por outros banhistas que estavam presentes e compartilhado nas redes sociais.

O ataque aconteceu na praia de Kaimana, em Waikiki. O vídeo gravado pelas testemunhas do caso mostra a mulher se aproxima e é atacada pela foca que sentia que o filhote estava sendo ameaçado. Segundo o portal Hawaii News Now, funcionários da Hawaii Marine Animal Response já haviam avisado a mulher que não poderia mergulhar em locais com presença das focas.
Além disso, no estado do Havaí, existe uma lei que proíbe tocar, ferir, assediar ou matar as focas, e por mais que não esteja na lei também, as pessoas são instruídas a não chegar perto de focas e ficar a 45 metros de distância, principalmente com filhotes presentes.
TOO CLOSE: A woman was apparently bit by a monk seal while swimming in Waikiki Sunday morning.
Signs and rope barriers have been up at Kaimana Beach ever since monk seal mother Rocky gave birth to a pup there in early July.
(Thread 1/2) pic.twitter.com/JuNhWp7lJM
— Hawaii News Now (@HawaiiNewsNow) July 24, 2022
Alguns especialistas alertaram que as focas podem se sentir ameaçadas com a presença humana, e a que atacou a mulher estava amamentando um filhote. Por conta disso, acreditam que ela teve essa reação para proteger a foca mais nova. A mulher foi levada para o hospital após ser resgatada do mar e apresentava diversos ferimentos no rosto, costas e em um dos braços.
Vote na Pais&Filhos para o Troféu Mulher Imprensa!
