Nathália Rangel, de 26 anos de idade, mora em Curitiba e é mãe de Joaquim, de 05 anos, que é autista nível 3 de suporte (não verbal). Um vídeo dos dois em uma chamada de vídeo gerou grande repercussão na internet nos últimos dias. Na gravação, eles estão conversando com uma outra mãe e seu filho, chamado Theo.
Nathália começa tranquilizando Joaquim, dizendo que a mãe de Theo não desligará a chamada, em seguida o menino diz: “Oi, Theo”, o que emocionou muito a mãe por se tratar da primeira vez que o filho fala com o amigo. “Esse ‘Oi, Theo’ encheu meu coração de um jeito tão inexplicável que merece o ‘feed’. Obrigada, meu Deus. Que seja só o começo de sua evolução, meu filho. Meu Joaquim, você é meu orgulho”.
No vídeo, Nathália escreveu: “Momento exato em que meu filho Joaquim, autista nível 3 de suporte (não verbal) disse ‘oi’ em uma live pro seu ‘amiguinho’ Theo”. É possível ver a alegria e surpresa da mulher com a verbalização da criança. Em outra publicação, a mãe relata que não desistiu da evolução do filho.
“O último laudo do meu filho veio como autismo severo devido às crises, agitação extrema, agressividade, estereotipias, e por ainda não ser verbal. Evoluiu em algumas coisas, regrediu em outras, e isso me abalou demais, mas eu não desisto de você, meu filho. Vamos a luta, como sempre fomos. Eu não desisti e ele está falando”, desabafou.

Na legenda, ela continuou: “Gravei esse vídeo meses atrás quando Joaquim teve diagnóstico de nível 3 de suporte, por regressão, por precisar de muita demanda pra uma criança de 4 anos, e por ainda não falar. Ele ainda é nível 3 de suporte, mas está evoluindo muito e começou a falar! Glória, Deus”.
Em outras publicações, a mãe de Joaquim demonstra estar muito grata por poder ouvir a voz do filho a chamando de “mamãe”, como escreveu. Além de também compartilhar um vídeo do menino falando “Eu te amo” espontaneamente pela primeira vez, e ser visível os olhos da mãe emocionada.