Um vídeo compartilhado pela jornalista Anastasiia Lapatina mostra civis da Ucrânia dando comida a um soldado da Rússia, momentos após de sua rendição. Publicado na quinta-feira, 2 de fevereiro, o vídeo viralizou no Twitter e em outras redes sociais.

Na gravação, o soldado, que não teve o seu nome identificado, aparece visivelmente abalado com toda a situação da guerra entre Rússia e Ucrânia. Ele está comendo um pedaço de bolo e tomando uma xícara de chá- que teriam sido oferecidos por moradores locais.
Na tentativa de tranquilizá-lo, uma mulher empresta o celular para que ele consiga ligar para a sua mãe. Ao ouvi-la, o soldado manda um beijo e começa a chorar. A mulher também conversa com a mãe do rapaz: “Não se preocupe, Natasha. Ele está vivo e bem. Você receberá uma ligação mais tarde”, diz.
É possível ouvir uma pessoa dizendo ao fundo: “Esses jovens… Não é culpa deles. Eles não sabem por que estão aqui. Eles estão usando mapas antigos, estão perdidos.”
Na legenda da publicação compartilhada no Twitter, Anastasiia Lapatina escreveu: “A Rússia está enviando meninos de 20 anos para morrer aqui. Milhares deles. Graças a Deus os ucranianos não perderam sua dignidade e humanidade.”