Uma parte da estrutura rochosa dos cânions de Capitólio, no Sul de Minas Gerais, desabou neste sábado, 8 de janeiro, e atingiu ao menos três lanchas.
Um vídeo impressionante mostra o momento exato em que a rocha se solta e despenca sobre as embarcações que estavam na água.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o acidente teria relação com uma tromba d’água e que três lanchas teriam sido atingidas. De acordo com a CNN, o tenente Pedro Aihara, porta-voz do Corpo de Bombeiros de MG, confirmou que uma pessoa morreu e disse que o quadro pode evoluir para um segundo óbito. Disse ainda que há entre quinze e vinte pessoas diretamente afetadas pelo incidente.
De acordo com o tenente, ao menos uma lancha foi diretamente atingida pela rocha que desabou. Será realizada perícia na região e uma avaliação para definir se há riscos de novos rompimentos. “É possível que haja novos acidentes, porque a água das chuvas penetra nas rochas, que têm menor resistência à ação da água e de vento”.
o desabamento da rocha no capitólio em minas gerais por outro ângulopic.twitter.com/y9U9bWNAnh
— kai (@kaiziito) January 8, 2022
A Marinha do Brasil tomou conhecimento do deslizamento do rochedo e informou que um inquérito para apurar as causas será instaurado.
“A DelFurnas deslocou, imediatamente, equipes de Busca e Salvamento (SAR) para o local,
integrantes da Operação Verão ora em andamento, a fim de prestar o apoio necessário às tripulações envolvidas no acidente, no transporte de feridos para a Santa Casa de Capitólio, e no auxílio aos outros órgãos atuando no local”, diz o texto.
De acordo com o tenente, ao menos uma lancha foi diretamente atingida pela rocha que desabou. Será realizada perícia na região e uma avaliação para definir se há riscos de novos rompimentos.
A cidade de Capitólio fica a 293 km de Belo Horizonte e é um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil na temporada de férias.
*Mais informações em instantes