Família

Viroses de verão: saiba as mais comuns e como proteger a sua família

Shutterstock

Publicado em 22/12/2020, às 05h38 - Atualizado às 10h07 por Cinthia Jardim


Compartilhe:


O verão chegou e com ele, pode aparecer também um problema temido por muitos pais: as viroses. Apesar de existir em todas as estações do ano, neste período a transmissão é mais comum pela água. Por isso, é superimportante ficar de olho na saúde do seu filho e estar atento a todos os possíveis sintomas.

No verão, a água é uma das formas mais comuns de transmissão (Foto: Shutterstock)

Em uma conversa com os pediatras da Sociedade Brasileira de Pediatria, Dr. Paulo Telles e Dra. Thais Bustamente, esclarecemos as principais dúvidas, além de dicas para ficar (bem!) longe desse perrengue durante as férias.

O que é virose?

Segundo o especialista, é uma maneira popular usada para caracterizar doenças causadas por um vírus. “O termo virose é muito amplo e abrange muitas doenças, como o resfriado, gripe, herpes, roséola, sarampo e às gastroenterites. Até mesmo o coronavírus é uma virose”, explica.

Sintomas

Prevenção

Thais comenta que o principal cuidado é ficar de olho na água e alimentos oferecidos para as crianças. “Quando for à praia, deve-se ter muita cautela com a comida, principalmente com os laticínios mal acondicionados (iogurtes, leite, queijos). O calor deteriora os alimentos com mais facilidade . Atenção para raspadinhas que podem não ter sido feitas com água filtrada Evitar bebidas com gelo , pois também a água deste gelo pode não ser potável. E nada de bebidos com limão , pois além de poder causar manchas na pele , a casca do limão, se não for lavada da forma correta, pode transmitir o vírus da hepatite A. A higiene das mãos deve sempre ser lembrada, antes das refeições, após uso do banheiro ou troca de fraldas”.

A hidratação oral é um dos tratamentos mais indicados (Foto: Getty Images)

No que você precisa ficar de olho

O pediatra comenta que o principal fator é ficar de olho se as crianças estão desidratadas. “Quando a criança começa a ter vômitos e diarreia, passa a se hidratar menos, pois não consegue tomar os líquidos de maneira adequada e aumenta as perdas de líquidos e sais. Tanto os vômitos, como a diarreia, fazem com que a criança elimine muita água! Por isso, fique muito atento a redução da quantidade do xixi, boca seca, olhos fundos, choro sem lágrimas e sonolência. Estes podem ser sinais de desidratação”.

Tratamento

Não existe um medicamento específico para o tratamento do vírus, mas a pediatra recomenda a hidratação oral como um fator superimportante. Sobre os medicamentos, o especialista pode oferecer em casos sintomáticos quando necessário. “Para a febre, anti térmicos; para as dores abdominais, analgésicos; para a diarréia, lactobacilos podem ajudar na recuperação da flora intestinal; para náuseas e vômitos, antiémeticos”, conclui.

Mais lidas

Notícias

Foto mostra que Nicolas Prattes 'escondeu' barriguinha de Sabrina Sato antes da notícia de gravidez

Família

Emocionante! Pais viajam mais de 10 mil quilômetros para adotar filha e ela mostra todo o processo

Notícias 📣

Edu Guedes fala sobre primeiro filho com Ana Hickmann: "Deus vai escrevendo as coisas"

Família

Filha de Ana Maria Braga tem vida simples no interior de São Paulo longe da fama: veja foto inédita

Imperdível

Ofertas do dia: até 51% de desconto no smartphone POCO X6 Pro

Notícias

Jade Magalhães impõe condição para morar com Luan Santana após gravidez

Família

Larissa Manoela fala sobre gravidez de 1º filho com André Luiz Frambach

Família

Ana Paula Arósio não fala com a mãe que vive em asilo há anos e perdeu enterro do pai


Palavras-chave
Família Saúde pfnoinsta Notícias Criança Mãe pai viroses viroses de verão