A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou por meio de uma videoconferência realizada nesta terça-feira, 25 de agosto, que a África conseguiu erradicar a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil. Eles também afirmaram que os últimos casos registrados no continente foram há quatro anos atrás no nordeste da Nigéria.
“Graças aos esforços mobilizados por governos, profissionais de saúde e comunidades, mais de 1,8 milhão de crianças foram salvas desta doença”, afirmou a OMS em um comunicado publicado antes da cerimônia, divulgado pelo portal G1. O evento, considerado histórico, celebrou o fim da doença no continente, uma etapa crucial na erradicação mundial da enfermidade.
“Há mais de 30 anos começamos este desafio. Dizer que estou feliz é um eufemismo!”, celebrou o doutor Tunjui Funshuo, do comitê Pólio Nigéria da associação Rotary International à AFP. O anúncio oficial, por videoconferência, reuniu o diretor-geral da OMS, o etíope Tedros Adhanom Ghebreyesus, a diretora da organização para a África, Matshidiso Moeti, assim como os bilionários filantropos Aliko Dangote e Bill Gates, entre outros.