Elaine de Padua é nossa colunista da revista, nutricionista pós-graduada em doenças crônico-degenerativas, especialista em adolescência, mestre pela UNIFESP e autora do livro “O que tem no prato do seu filho? – Um guia prático de nutrição para os pais”.
Dessa vez ela falou um pouco sobre um alimento que pode ser o lanche da tarde saudável e rápido, virar purê, suco ou torta. É tão popular e versátil que se a gente te disser que essa fruta está presente em contos de fadas você acerta de cara: é a maçã, claro.
Esse é um dos alimentos mais conhecidos, presente em histórias da mitologia grega, de princesas e até em logotipos de marcas bem famosas. Por ser facilmente encontrada em qualquer época do ano, a maçã é figurinha carimbada na fruteira e mesa das nossas casas.
No mercado, você pode encontrar quatro tipos de maçã: a fuji, que é a mais crocante e ácida; a gala, que é mais macia e bem doce; a argentina, que é aquela que tem a polpa mais clara e esfarela na boca quando está mais madura; e a maçã verde, que tem pouco açúcar e é mais azeda. Mas uma coisa é certa, todas são muito saborosas.
A fruta ainda promove a saciedade e é digestiva, já que é fonte de fibras. A maçã faz bem para o fígado e tem ação adstringente, podendo ajudar a controlar e tratar a diarreia, por exemplo. E isso porque, como ela contém pectina, auxilia na eliminação de metais tóxicos, do excesso de toxinas e ajuda a controlar a retenção de líquidos. A fruta ainda pode aliviar a indigestão e, como contém poucas calorias, o consumo diário é livre e sem medo.
Casca sim
É nela que se concentra a maior parte de fibras da fruta, como ácidos málico e cítrico, enzimas, sais minerais e várias outras vitaminas. Tudo depende se você come com casca ou não.
Dizem por aí
Um grande mito é achar que a maçã prende o intestino. Mas, na realidade, se for consumida com a casca ela ajuda no
funcionamento, aumentando as bactérias probióticas.
Bom pro hálito
A fruta pode ser uma grande aliada contra o mau hálito, já que graças às suas fibras estimula a salivação. Ela acaba atuando como um adstringente natural, diminuindo a halitose.
Informação nutricional em 100 gramas
Calorias 56 kcal
Proteína 0,3 g
Fibras 1,3 g
Carboidratos 15,2 g
Leia também:
Leite condensado: descubra mais sobre o ingrediente mais famoso das festas
Dia Mundial de Combate à Obesidade: o distúrbio também é desnutrição