O Palácio de Kensington anunciou na última sexta-feira, 28 de agosto, que uma nova estátua da princesa Diana será instalada no local, a pedido dos príncipes William e Harry. Lady Di foi vítima de um acidente de carro dentro do túnel da Ponte de l’Alma, em Paris, na França, há exatos 23 anos, em 31 de agosto de 1997.
A encomenda foi feita em 2017, mas sofreu atrasos devido a pandemia do Covid-19 e só deve ficar pronta em julho de 2021. A estátua da mãe deve decorar o lado de fora do Palácio, atual residência oficial de William e Kate.
O escultor responsável pela obra será Ian Rank-Broadley, o mesmo artista que produziu a imagem da Rainha Elizabeth que estampa as moedas britânicas. Ian já esculpiu a princesa Diana antes, em um memorial de 210 metros de comprimento que foi inaugurado em Hyde Park, em 2004.
Os irmãos falaram em um documentário da ITV sobre a perda da mãe, em 2017. Harry tinha apenas 12 anos na época, enquanto William tinha 15. Segundo os príncipes, a notícia do acidente de Lady Di se abateu sobre eles “como um terremoto” e que se lembram de Diana como “a melhor mãe do mundo”.