Soraya Rocha, que esteve ao lado de Preta Gil por mais de uma década, usou as redes sociais para compartilhar uma homenagem emocionante após a morte da cantora. Ela foi responsável por realizar o último pedido da artista: fazer sua maquiagem para o velório, que aconteceu no último domingo (20), no Rio de Janeiro.
“Nossa jornada começou há 11 anos. Lembro quando fiz a primeira maquiagem em você”, escreveu Soraya. A profissional relembrou os anos de convivência e a relação de afeto construída ao longo do tempo. “Preta não foi só um marco na minha vida, ela foi mais que isso. Me deu colo, foi abrigo quando perdi minha mãe, viu meu talento quando eu nem sabia que ele existia”, declarou.
Último pedido atendido
A maquiadora explicou que, mesmo diante da dor, cumpriu o que havia prometido à amiga. “Ontem me despedi de você e atendi seu último pedido. Não foi fácil, mas cumpri o que prometi! Fiz sua última maquiagem, como tenho feito nos últimos 11 anos. Com todo amor, carinho e dedicação.”
Ela também falou sobre os últimos anos vividos por Preta Gil, marcados pela luta contra o câncer. “Foram três anos de muita luta. Como você foi guerreira, minha amiga! E nos ensinou a ser fortes até na hora da dor.”
Ao finalizar a homenagem, Soraya expressou a saudade e o amor que continuará sentindo: “Durmo e acordo pensando em você, como vai ser agora? A dor é esmagadora dentro do meu peito. Mas entendo todo o processo e o propósito de vida. Deus sabe de todas as coisas. Vá em paz. Você vai estar sempre em meu coração. Te amo eternamente!”
Cerimônia de despedida
Preta Gil foi velada em uma cerimônia pública realizada no Theatro Municipal do Rio de Janeiro na sexta-feira (25), das 9h às 13h. Fãs, amigos e familiares se reuniram para prestar as últimas homenagens à cantora, que faleceu aos 50 anos e deixou uma trajetória marcada por sucessos como Sinais de Fogo, Vá se Benzer e Andaraí.
Após a cerimônia no teatro, a cremação ocorreu no Cemitério e Crematório da Penitência, na zona portuária da cidade, em uma celebração restrita a pessoas próximas.
Entre os presentes, muitos optaram por trajes brancos, como Francisco Gil, Alane Dias, Malu Mader, Claudia Abreu e Alice Wegmann. No Candomblé, o branco representa respeito e proteção espiritual, além de simbolizar luto. Em outras tradições, como na cultura oriental, a cor também está ligada à paz e ao recolhimento diante da morte.