Aos 61 anos, Alexandre Frota, atualmente vereador em Cotia (SP) e conhecido por seu passado como ator de filmes adultos, abriu o coração ao falar sobre a relação estremecida com seu filho mais velho, Mayã Frota, de 27 anos. Pai e filho não se falam há mais de uma década, e, segundo Frota, a decisão de manter essa distância partiu do próprio jovem.
Rejeição ao passado do pai
Em entrevista recente, o político afirmou que o filho decidiu se afastar por não aceitar os episódios mais controversos de sua trajetória pessoal. “Ele não quer conviver com um ex-viciado que atuou em filmes adultos e entrou para a política”, disse Frota, ressaltando que esse afastamento ocorreu em um momento em que ele acreditava estar se reaproximando de Mayã, especialmente após ser eleito deputado federal em 2018.

Apesar das críticas do filho, Frota se mostra em paz com a situação: “Ele escolheu esse caminho. Mora na Alemanha e eu sigo minha vida aqui no Brasil. Está tudo bem assim.”
Paternidade distante
Mayã é fruto de um relacionamento breve com Samantha Lima Gondim. A relação entre Frota e a mãe do rapaz também não foi das mais tranquilas. Após o nascimento do filho, houve disputas judiciais relacionadas à pensão alimentícia. Em 2011, um novo processo foi aberto por descumprimento dos pagamentos acordados.
“Não tive chance de estar presente como deveria. Não fui um pai próximo”, reconhece o vereador. Mayã se tornou pai recentemente, com o nascimento de Eloise, primeira neta de Frota, mas o avô ainda não conheceu a criança.
“Sou um vencedor”, afirma Frota
Apesar da rejeição do filho, Alexandre Frota demonstra orgulho por ter superado os momentos difíceis da vida, especialmente o vício em drogas. “Talvez ele não veja o tamanho da vitória que é se recuperar do vício. Eu vejo. E me orgulho disso.”
Frota acredita que a trajetória que o levou da marginalização à política deveria ser motivo de respeito, especialmente por parte do filho. “Ele me criticou, mas não entendeu que minha superação poderia ser uma inspiração”, reflete.
Relação com os filhos mais novos
Casado com a influenciadora Fabi Frota, o ex-ator tem outros dois filhos: Enzo, de 18 anos, que foi oficialmente adotado por ele, e Bella, de 6. Sobre eles, o pai é só elogios. “Participo ativamente da criação dos dois. Educo, cuido e faço questão de estar presente em tudo. Me considero um ótimo pai.”
Frota destaca que conseguiu, inclusive, incluir seu sobrenome no registro de Enzo com o aval do pai biológico, o que ele vê como um gesto de amor e responsabilidade.
Ataques públicos e mágoas
O desentendimento entre Frota e Mayã se tornou público ainda em 2018, após a vitória do então candidato nas eleições. Na época, Mayã usou as redes sociais para criticar o pai de forma dura. “Sou filho de um ex-ator pornô, ex-viciado, que queria me abortar. E virou deputado. Vai entender”, escreveu no Twitter, gerando grande repercussão.
Frota respondeu em tom igualmente ácido, alegando que o filho também se beneficiou financeiramente de sua carreira anterior. “Você comeu, bebeu e se vestiu com o dinheiro do pornô”, declarou em uma postagem no Facebook.
Um passado conturbado
O relacionamento de Alexandre com Samantha Gondim começou em Brasília, em 1998, quando ela tinha apenas 16 anos. Segundo relatos do próprio Frota, o envolvimento foi breve e casual. “Foi uma noite, uma festa, um hotel”, disse ele anos depois.
A mãe de Mayã afirma que teve que buscar apoio jurídico para garantir os direitos do filho. “Ele ajudava de forma esporádica, mas não era constante. Precisei entrar na Justiça”, contou Samantha ao jornal EXTRA, destacando que criou o filho praticamente sozinha.

Novos caminhos, velhas feridas
Atualmente, Mayã vive na Alemanha ao lado da companheira, Emilie. Mesmo tendo experimentado momentos polêmicos na internet, como quando tentou ganhar dinheiro com conteúdo adulto, hoje leva uma vida mais discreta. Ainda assim, a distância emocional entre ele e o pai parece continuar intacta.