Imagine a cena: uma noite de tempestade, queda de energia, um condomínio teoricamente seguro e, de repente, o pior acontece. Foi assim que, em novembro de 2023, os pais da influenciadora Bruna Biancardi viveram momentos de terror. Três criminosos armados invadiram a residência do casal Edson e Telma Ribeiro, localizada em Cotia, região metropolitana de São Paulo.
Com a casa sem energia elétrica por causa da chuva forte, os bandidos se aproveitaram da escuridão para agir. Usando cadarços para imobilizar o casal, eles levaram joias valiosas, bolsas de grife e relógios de luxo. Bruna, que é esposa de Neymar Jr., não estava no local.

Vizinho criminoso
Apesar do apagão, o sistema de segurança do condomínio, alimentado por gerador, não deixou passar nada. As câmeras registraram os passos dos assaltantes desde a entrada pelo portão até a fuga no mesmo veículo em que chegaram.
A polícia agiu rápido, e logo os investigadores descobriram algo ainda mais assustador: um dos criminosos era vizinho das vítimas. Sim, você leu certo. Eduardo Vasconcelos, de apenas 19 anos, morava ali pertinho e foi um dos que participaram da invasão. Com ele, estavam Pedro Henrique dos Santos Vasconcelos, de 18 anos, e um terceiro suspeito conhecido apenas como “Europa”.
A prisão que virou piada de mau gosto
Eduardo confessou o crime e está preso, aguardando julgamento. Mas o caso ganhou contornos inacreditáveis quando o “Fantástico”, da TV Globo, no último domingo, 11 de maio, revelou que Pedro Henrique, que também estava com mandado de prisão, foi detido no final de abril e solto poucos minutos depois.
A explicação? Um erro grotesco no sistema da Justiça. Mesmo com o mandado de prisão expedido, ele não aparecia no sistema utilizado pelos policiais. Então, Pedro saiu pela porta da frente da delegacia como se nada tivesse acontecido.
Qual foi o erro?
A Secretaria da Segurança Pública de São Paulo afirmou que a falha ocorreu porque, no momento da abordagem, os policiais não encontraram nenhum registro judicial ativo contra Pedro nas redes consultadas. Já o Tribunal de Justiça do Estado (TJ-SP) deu outra versão: o mandado existia, mas estava sob sigilo. Mesmo assim, segundo o TJ, a polícia tinha sim meios de acessá-lo.
Relembre o assalto
Na madrugada do dia 07 de novembro de 2023, os pais da influenciadora digital Bruna Biancardi foram amarrados por assaltantes que invadiram a casa da família dela em Cotia, na grande São Paulo.
Eles não ficaram feridos, mas criminosos fugiram com jóias, relógios e bolsas de grife. Dois deles, que estavam armados, procuravam por Bruna e Mavie, que na época tinha apenas um mês, e é sua filha com o jogador de futebol Neymar Jr.
As duas não estavam no local. Os vizinhos, que estranharam a movimentação na residência, chamaram a Guarda Civil Municipal, que cercou a casa e prendeu um suspeito que seria residente do condomínio e teria autorizado a entrada do restante dos criminosos.
As câmeras de segurança da portaria registraram o momento que os criminosos saíam do residencial e filmaram o rosto de Eduardo Vasconcelos, de 20 anos, e um comparça de boné que está foragido.

Eles e o terceiro integrante da família permaneceram na residência dos avós de Mavie em torno de 25 minutos e, segundo a delegada que cuida do caso, Eduardo residia no condomínio há uma semana com a mãe e o padrasto. “Há uma semana ele estava morando lá. Nós já apuramos que ele estava arquitetando esse crime com o parceiro”, disse Mônica Gamboa ao G1.