Preta Gil faleceu no último domingo (20), aos 50 anos, nos Estados Unidos, enquanto passava por um tratamento experimental contra um câncer agressivo. De acordo com informações divulgadas pela jornalista Carolina Cimenti, correspondente da Globo em Nova York, o corpo da cantora está previsto para desembarcar no Brasil na quarta-feira (23).
Durante participação no telejornal RJTV, Carolina explicou que os familiares estão em processo de repatriação do corpo, cuidando de toda a documentação necessária. “A cantora ia voltar para o Brasil, mas não chegou a embarcar. Acabou morrendo aqui em NY e agora os parentes estão organizando a repatriação do corpo de Preta Gil para o Brasil, resolvendo essa burocracia e toda documentação que é necessária. Há informações de que o corpo de Preta Gil chegará no Brasil na quarta-feira (23). Em breve, a família Gil vai anunciar também os detalhes sobre as cerimônias de despedida”, disse a repórter.
Tratamento e luta contra o câncer
Desde maio deste ano, Preta estava em Nova York em busca de alternativas para enfrentar a doença. “Preta estava nos EUA desde maio deste ano, veio para participar de um tratamento experimental por aqui, passou por consultas em dois hospitais especializados em câncer, um deles aqui em NY”, contou Carolina Cimenti.
A artista recebeu o diagnóstico de câncer colorretal em janeiro de 2023. Durante o tratamento, teve momentos de melhora, mas a doença voltou com mais força meses depois, já com metástase no peritônio, dois linfonodos comprometidos e um nódulo no ureter.

“A cantora sempre tratou o assunto com muita força, muita coragem e muita transparência”, acrescentou a correspondente, relembrando a postura pública de Preta Gil em relação à sua saúde.
Legado e despedida
Filha de Gilberto Gil e Sandra Gadelha, Preta deixa um filho, Francisco, de 30 anos, e uma neta, Sol de Maria, de 9. Além de seu trabalho como cantora, compositora, atriz e empresária, ela também se destacou por seu ativismo em diversas causas sociais.
Durante a vida, Preta defendeu com firmeza pautas importantes como o combate ao racismo, os direitos das mulheres, o respeito à comunidade LGBTQIAPN+ e a valorização da autoestima e do amor-próprio.
A família deve divulgar em breve informações sobre o velório e cerimônia de despedida da artista no Brasil.