A decoradora Tana Lobo, que recentemente coordenou uma superprodução para o aniversário de 4 anos de Maria Alice, filha de Virginia Fonseca e Zé Felipe, resolveu abrir o jogo nas redes sociais sobre alguns rumores que rolaram a respeito da alimentação dos funcionários na festa, que supostamente teriam que pagar R$ 150 consumir o buffet. A assessoria de Virginia negou a informação, mas Tana expôs sua opinião sobre o assunto nas redes sociais. Em um desabafo sincero, ela falou sobre comportamentos que ela considera inadequados de profissionais contratados para festas infantis.
Tana relatou uma experiência
Segundo ela, durante uma festa da qual participou como convidada, tentou pegar um milkshake quatro vezes, e em todas estava lotado de profissionais contratados se servindo como se fossem convidados.
“Não é sobre ser mal-educado, é sobre ser profissional”, explicou a decoradora. Ela ressaltou que, em eventos bem organizados, a alimentação da equipe já está prevista e acordada com antecedência, seja fornecida pela empresa contratada ou pelo cliente, tudo precisa estar claro desde o início. Na festa de Maria Alice, por exemplo, todos os fornecedores foram contratados com alimentação incluída no pacote. Ninguém ficou sem lanche, mas também ninguém invadiu a pizzaria da festa.

Educação e alinhamento são responsabilidade da empresa
Outro ponto que ela abordou foi a questão das lembrancinhas. Parece inofensivo, mas, segundo Tana, é mais comum do que se imagina ver funcionários pedindo ou pegando lembrancinhas destinadas aos convidados. “Muita gente não entende que isso é inadequado. Acha que está sobrando e pega”, explicou.
Ela fez questão de dizer que não se trata de má intenção, mas de falta de orientação. “Já aconteceu até comigo. Um garçom da minha equipe, no fim da festa, foi lá pedir lembrancinha. A culpa é de quem? Da empresa, claro. É o dono, o gestor ou o responsável que precisa deixar claro o que pode e o que não pode.”
O óbvio também precisa ser dito
E aqui vai uma grande lição para quem está organizando a festa: não subestime o poder do alinhamento. O que parece óbvio para você pode não estar tão claro para quem está trabalhando no evento. Por isso, é essencial que tudo esteja muito bem combinado, desde alimentação até comportamento durante a festa.
Além de garantir que a equipe contratada saiba o que fazer (e o que não fazer), isso evita situações constrangedoras tanto para os fornecedores quanto para os convidados.