No último sábado, 8 de março, a cantora Preta Gil foi internada em Salvador após ser diagnosticada com uma infecção urinária. Embora o quadro tenha gerado preocupação entre seus fãs e seguidores, a equipe de Preta garantiu que ela está recebendo os cuidados necessários e se encontra estável, nos seus stories, ela se manifestou “Amores, fiquem tranquilos! Estou sendo bem cuidada e em breve estarei em casa! Amo vocês”. Ela está sendo acompanhada por médicos da UTI de um hospital particular da cidade e também por seu médico particular, Dr. Roberto Kalil Filho.
Após a internação, Preta Gil tem demonstrado grande disposição e tranquilizou seus fãs através das redes sociais. A cantora curtiu alguns trios e camarotes no carnaval e aproveitou o tempo com a família, além de estar com a saúde acompanhada por uma equipe médica, que a autorizou a tomar banho de mar dias antes de ser internada.
Criticas à Preta Gil
Após a notícia da nova internação, várias pessoas passaram a fazer criticas sobre a situação. Segundo internautas, Preta não deveria ter feito as programações de carnaval e nem nadado no mar, por ter passado dois meses no hospital e usar bolsa de colostomia.
Uma seguidora comentou “Desculpa….mas a pessoa com dreno entrar no mar foi demais né?!”, insinuando que a cantora não deveria ter tomado o banho de mar. “Ela quis viver o carnaval mas é perigosíssimo aquele tanto de gente e ela de imunidade baixa”, opinou outra seguidora. “Claro, também né. Pulando carnaval e entrando no mar como se estivesse saudável”, “Carnaval e entrar no mar será que foi uma boa opção”, “A mulher mal saiu do hospital ao invés de cuidar da saúde e ficar de repouso foi pular o Carnaval e entrar no mar!!! Sinceramente tem que ter mais zelo pq a saúde dela está debilitada e ela está lutando pela vida!!! Não entendo mais a vida é dela e ela tem sua opções de escolha!” foram alguns outros comentários sobre a situação.
Apesar das críticas, muitas pessoas saíram em defesa de Preta, alegando que ela precisa viver e curtir as coisas que gosta enquanto há tempo. “Achei certíssimo ela ver o carnaval que ela SEMPRE amou, entrou no mar, viu amigos de décadas, abraçou os próximos, sorriu, cantou… NUNCA sabemos o dia de amanhã.”, “Ela fez certo em ir viver o que ela gosta. Não se sabe quando será a última vez…”, “Gente, ela tá com tratamento paliativo, talvez quisesse fazer o que ela gosta. Vamos ter mais empatia…”, opinaram os fãs.

Preta Gil estava internada até o início de fevereiro
Antes de contrair infecção urinária e precisar se internada, Preta havia recebido alta da internação anterior no dia 11 de fevereiro, após quase dois meses no Hospital Sírio-Libanês.
A cantora, que passou por uma cirurgia de 20 horas para a retirada de tumores e precisou colocar uma bolsa de colostomia definitiva, compartilhava com seus seguidores os desafios dessa nova fase da recuperação. Durante o período de internação, a cantora enfrentou momentos difíceis, incluindo uma nova cirurgia para suturar pontos na região do bumbum. A batalha contra o câncer colorretal, diagnosticado em janeiro de 2023, se intensificou nos últimos meses após a descoberta de metástases. No hospital, ela contou com o apoio constante da equipe médica liderada pelo Dr. Roberto Kalil e de amigos próximos, como Gominho e Jude Paulla, que estiveram ao seu lado em todos os momentos.