Dona Ruth Moreira, mãe de Marília Mendonça, falou publicamente nesta terça‑feira (24/6) após Murilo Huff, pai de Leo, solicitar judicialmente a guarda unilateral do garoto. Em nota divulgada após a repercussão da notícia, ela garantiu que sempre cuidou do “bem‑estar” do neto e fez revelações impactantes.
Nota reforça posicionamento e responsabilidade
Através de sua assessoria jurídica, Dona Ruth afirmou que: “Eu SEMPRE cuidei do ‘bem‑estar’ do meu neto. Desde o dia em que ele nasceu até o dia de hoje, nunca lhe faltou amor, cuidado. Já passamos por diversos momentos difíceis. Lembro que a própria diabetes do Léo foi diagnosticada a partir de uma suspeita levantada por mim, pois por conhecê‑lo a fundo, sabia que algo não estava bem com a saúde do meu neto após o falecimento da minha filha”.
Ela continuou com um trecho contundente: “O Léo NUNCA recebeu NENHUM centavo de pensão do pai, mas jamais ataquei a integridade dele, pelo contrário, sempre defendi que o Léo respeitasse e amasse o pai dele”.
Além disso, destacou que o patrimônio de Leo está sendo bem cuidado, com prestação de contas clara e integridade no processo de inventário da herança deixada pela cantora.
Educação e valores em foco
Dona Ruth também falou sobre a educação do neto, exaltando princípios que deseja incutir no garoto:
“Educo meu neto para que ele seja um HOMEM de verdade, com valores morais e éticos acima de tudo. Que ame o próximo independentemente de COR ou RAÇA. Vou lutar contra tudo aquilo que for contrário a esses valores, seja por parte de quem quer que seja. A VERDADE um dia será apresentada e tenho a certeza de que a JUSTIÇA será feita.”
Ela afirmou ainda que, apesar de querer resguardar informações por determinação judicial, não poderia ficar em silêncio diante do que chamou de “atitude tão desumana com uma mulher, mãe e avó” .

Pedido de discrição e respeito
A nota faz um apelo claro à imprensa e ao público:
“Lembrem‑se que o Léo, apesar da pouca idade, já passou por muitos sofrimentos e gostaríamos de poupá‑lo de mais esse momento difícil. Portanto, solicitamos a todos a responsabilidade e sensibilidade ao tratar do tema, evitando qualquer exposição indevida do Léo” .
Ela pediu compreensão e pediu que o foco seja sempre o bem‑estar emocional da criança.
Contexto da disputa judicial
O processo, iniciado em 11 de junho, corre em segredo de Justiça, conforme informou a assessoria de Dona Ruth e também repercutido em veículos. Murilo Huff, por sua vez, explicou que busca exercer a paternidade de forma mais ativa, sem deslaçar os laços com a família materna. Segundo ele, ele quer estar presente na criação de Leo:
“desejo de exercer plenamente seu papel de pai, criando seu filho ainda mais de perto, e isso não significa afastá‑lo da família da mãe” .
Rotina de Murilo e papel constante
Apesar da disputa, Murilo tem sido presença diária na vida do filho, mantendo uma média de 13 shows por mês, sendo que mais da metade do tempo ele dorme em casa. Ele já declarou:
“Meu filho convive TODOS OS DIAS comigo, e com a minha família”.