Nesta segunda-feira (2/6), Duda Guerra, influenciadora digital e ex-namorada de Benício Huck, (filho de Luciano Huck e Angélica) usou as redes sociais para dividir com os seguidores um relato pessoal sobre saúde. Com quase 1 milhão de seguidores, a jovem explicou que convive com a hiperidrose, condição que provoca suor excessivo, desde que era criança.
Suor nas mãos atrapalhava rotina escolar
Com bom humor, Duda contou que precisou encontrar formas criativas para lidar com o problema ainda na época da escola. “Oi, gente! Eu postei escrevendo com um paninho e vocês não entenderam nada. Mas calma aí, deixa eu explicar: é porque a minha mão sua muito. Mas é muito mesmo! Sua tanto que, se eu ficar assim por muito tempo, pinga suor”, revelou.
Segundo ela, o excesso de suor chegou a atrapalhar até a realização de provas. “Quando eu era criança, tinha muito problema de rasgar a folha porque eu escrevia, apoiava minha mão no papel e a folha molhava e rasgava. Nossa, eu já rasguei tanta prova que vocês não têm nem noção”, relembrou.

Para conseguir escrever sem dificuldades, a influenciadora desenvolveu uma solução prática. “E aí eu aprendi a escrever em cima de um paninho, eu apoio minha mão nele e escrevo, assim a folha não molha. Eu faço isso a minha vida inteira”, contou.
Diagnóstico não é mais motivo de insegurança
Apesar dos perrengues da infância, Duda afirmou que hoje convive bem com a hiperidrose. “Hoje em dia, não é mais motivo de insegurança para mim, mas já foi muito. Porque, quando eu era pequena, eu tinha vergonha de dar a mão para minhas amigas e meus amigos, porque a minha mão suava muito”, desabafou.
Ela também relembrou uma situação específica que a deixava desconfortável: “Nossa! Na missa, para rezar o Pai-Nosso, que você tinha que dar a mão para a pessoa que está do seu lado, eu morria de vergonha, porque minha mão estava sempre muito suada”.
Finalizando o desabafo, Duda reforçou a importância de aceitar suas particularidades: “Hoje eu amo e todo mundo que me conhece já sabe que eu sou assim. Então, está de boa. O nome disso, pra quem quer saber, é hiperidrose. Eu tenho nas mãos e nos pés. Não tenho na axila nem em outro lugar, não. Realmente é só na mão e no pé mesmo.”