Em julho de 2023, um empresário de 30 anos surpreendeu ao registrar, em cartório, um testamento declarando que Neymar Jr. será o herdeiro de sua fortuna avaliada em 1 bilhão de dólares, o equivalente a cerca de R$ 5,4 bilhões. A história foi divulgada pelo portal Metrópoles.
O documento foi lavrado em um cartório de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e segundo o bilionário, essa foi uma decisão muito bem pensada.
“Não tenho ninguém para deixar meus bens”, diz empresário
Solteiro, sem filhos e sem viver em união estável, o empresário afirma que não possui herdeiros próximos. “É manifesta a derradeira vontade do testador, que respeitada a legítima, determina que a parte disponível dos seus bens fique para Neymar da Silva Santos Junior”, diz um trecho do testamento, apresentado por ele ao veículo.
Enfrentando problemas sérios de saúde, o empresário diz se identificar profundamente com Neymar, especialmente pela relação do jogador com o pai.

“Mesmo eu tendo quase 31 anos, eu não estou muito bem de saúde e, por conta disso, realmente vi que não tenho ninguém para deixar minhas coisas, caso eu venha a faltar”, explicou.
Motivações pessoais e sem interesse financeiro
A decisão de nomear Neymar como herdeiro não teve, segundo ele, qualquer motivação financeira. O empresário afirma admirar a postura do jogador e vê semelhanças em suas histórias pessoais.
“Eu também sofro com difamação, também sou superfamília e a relação com o pai dele me lembra muito da minha com o meu, que já é falecido. Mas, principalmente, sei que, acima de tudo, ele não é interesseiro, algo um pouco raro hoje em dia”, destacou.
Fora da família e longe do governo
O bilionário deixou claro que não quer que sua fortuna vá para parentes com os quais não mantém bom relacionamento, tampouco para os cofres públicos. “Eu tentei enviar [o testamento] para o Neymar, mas não obtive sucesso. Também tenho alguns objetos e coisas de família”, concluiu.
Com a possível herança, a fortuna do craque do Al-Hilal, já estimada em cerca de 1 bilhão de dólares, poderá dobrar. Até o momento, o jogador ou sua assessoria ainda não se manifestaram sobre o caso.