Emma Heming Willis contou que um episódio durante as filmagens de Duro de Matar pode ter agravado os problemas de saúde do marido, Bruce Willis. O ator, que foi diagnosticado com demência frontotemporal (DFT) em fevereiro de 2023, teria disparado uma arma diversas vezes embaixo de uma mesa, sem qualquer proteção para os ouvidos.
Perda auditiva ao longo dos anos
Segundo Emma, o barulho intenso deixou sequelas: “Ele disparou uma arma embaixo da mesa várias vezes, sem qualquer proteção auricular. Isso o fez perder grande parte da audição. E com o tempo, todos nós perdemos um pouco da audição com a idade”. A esposa explicou que a dificuldade para escutar confundiu familiares, que acreditavam que esse fosse o único motivo para a distância nas conversas.
Sintomas confundidos
Com o passar do tempo, Emma percebeu mudanças no comportamento de Bruce: “Nossas conversas já não fluíam, nosso relacionamento parecia diferente. Pensei que não estávamos nos comunicando bem por causa da audição dele […] Eu nunca percebi, e nunca teria imaginado, que essa falta de empatia era um sintoma de demência”. Ela também citou o retorno da gagueira que o ator havia controlado desde a infância.
Tallulah Willis, filha do astro, já havia comentado sobre o impacto das gravações nos ouvidos do pai. Em entrevista à Vogue, em 2023, ela recordou uma frase recorrente da família: “‘Fale mais alto! Duro de Matar estragou os ouvidos do papai’”.

Trajetória no cinema
Bruce Willis ganhou fama mundial ao estrelar Duro de Matar em 1988. O ator participou de cinco longas da franquia e conquistou quatro indicações ao Oscar, tornando-se um dos nomes mais marcantes de Hollywood.