A família da cantora Preta Gil (1974 – 2025) fez uma homenagem emocionante à artista no Columbário do Crematório e Cemitério da Penitência, no bairro do Caju, zona portuária do Rio de Janeiro. Nesta terça-feira (5), parte das cinzas de Preta foi depositada em um busto esculpido pela empresa RVF América, com o rosto da cantora, instalado no nicho onde também foi colocada uma foto, um batom deixado pelos familiares e mais de 100 cartões com mensagens carinhosas.
Na cerimônia, amigos e familiares deixaram homenagens emocionadas. Entre eles, estavam nomes como Bela Gil, Carolina Dieckmmann, Regina Casé, Juliana Alves, Renê Silva, Lore Improta, Pai Calixto, Clara Buarque e Sol de Maria, neta da cantora.

A luta contra o câncer e o legado de Preta Gil
Preta Gil faleceu no dia 20 de julho, aos 50 anos, em Nova York, onde passava por um tratamento experimental contra o câncer colorretal, doença que enfrentava desde janeiro de 2023. A cantora sofreu complicações relacionadas ao tumor no intestino e estava em tratamento nos Estados Unidos.
Filha de Gilberto Gil e Sandra Gadelha, Preta deixa um legado artístico e uma família grande, incluindo seus irmãos Nara, Marília, Bem, José e Bela Gil, além do filho Francisco Gil, fruto do relacionamento com o ator Otávio Müller, e a neta Sol de Maria.