A jornalista Mara Pinheiro, âncora do ‘MG 2’ na TV Globo Minas, emocionou seguidores ao compartilhar detalhes do tratamento do filho, Hércules, de 4 anos, diagnosticado com leucemia em junho deste ano.
Em postagem nas redes sociais na última quinta-feira (14), Mara revelou que o pequeno precisou raspar o cabelo após os fios começarem a cair devido à quimioterapia. A comunicadora descreveu o momento como impactante e cheio de emoção:
“Enquanto os cachinhos que tanto amo estavam intactos, continuei cuidando, arrumando e aproveitando todas as oportunidades pra afundar meu rosto nas mechas perfumadas que só o cabelo de um filho tem. Aí, um dia a gente acorda e naquele cafuné de todas as manhãs, os dedos voltam com os cachos. O coração acelera e as lágrimas são inevitáveis. A gente disfarça, claro! Quem já passou por esse momento sabe o impacto que ele tem”.
Mudança de fase e ressignificação
Mara reforçou que a perda de cabelo simboliza uma nova fase do tratamento e um lembrete da força da família:
“Agora mudamos de fase. A doença está escancarada na pele e no espelho. ‘Ah, mas é só cabelo’, alguns podem dizer. ‘Vai crescer!’. Sim, sabemos disso. Só que esta imagem é forte. Ela é o atestado nu e cru do que estamos atravessando. O lembrete diário da nossa vulnerabilidade e ao mesmo tempo, pela fé, o lembrete também da nossa força. Quase um anúncio gritando: ‘Ei você, coragem!’”.
Para lidar com a situação de forma lúdica, a família assistiu a filmes que trouxessem leveza ao momento, como contou a jornalista:
“Como temos feito desde o início, lidamos com tudo de forma lúdica. Pra deixar a situação mais leve vimos um filme onde o protagonista é um menino sem cabelo que tem poderes especiais: O Último Mestre do Ar. Júnior curtiu!”
Transformação faz parte do caminho da cura
Mara ressaltou que a mudança física do filho é parte do processo de recuperação:
“E assim essa transformação tão marcante, vai sendo ressignificada. Ela faz parte do caminho da cura e nada vai nos desviar dele. É a cena do recomeço. Pro Hércules e pra nós. Está tudo bem, gente!”
Descoberta da leucemia e início do tratamento
O diagnóstico veio em junho, após exames de rotina. Apesar de não apresentar sintomas, Hércules foi diagnosticado com leucemia, uma doença que afeta o sangue e tem início nas células-tronco da medula óssea. Mara descreveu a surpresa da família:
“Essa criança assintomática, ativa, que come bem, pratica esportes e é extremamente alegre, feliz e carismático, foi diagnosticada com leucemia”.
O tratamento começou imediatamente com quimioterapia, mostrando a importância do acompanhamento médico e da detecção precoce da doença.