Francisco Gil, de 30 anos, prestou uma homenagem emocionante à mãe, Preta Gil, durante a missa celebrada na noite desta segunda-feira (28), na Paróquia Santa Mônica, no Leblon, zona sul do Rio de Janeiro. A cantora morreu aos 50 anos, no último dia 20 de julho, nos Estados Unidos, durante uma nova fase do tratamento contra o câncer colorretal, diagnosticado em 2023.
Em entrevista à imprensa presente, Fran fez questão de destacar o impacto que Preta deixou não apenas como artista, mas também como uma mulher que usou sua própria jornada para informar e conscientizar outras pessoas sobre a doença.
“Legado de poesia, de amor, de uma obra em forma de vida, isso a gente sabe bem”, disse ele.
“Durante a doença, foi muito importante tudo que ela fez, como ela trazia essa informação, como ela se colocava.”
O músico relembrou um dos momentos marcantes da luta de Preta contra o câncer, quando ela passou a usar bolsa de ostomia e decidiu compartilhar isso com o público: “Lembro bem quando ela soube da bolsa, de cara ela já imaginou como ia empoderar pessoas que também estavam nessa situação. ‘Com certeza vou postar foto de biquíni pra todo mundo ver’.”
Segundo ele, o gesto da mãe teve um efeito profundo: “Isso faz parte. Nesse momento, é o legado que mais me orgulha, como ela está salvando vidas, mais uma vez, através dessa força, dessa presença dela.”
O carinho do público e o apoio da filha
Fran também falou sobre o velório e cortejo de Preta Gil, que reuniram centenas de fãs, amigos e familiares no Theatro Municipal do Rio, na última sexta-feira (25). “Foi o dia que fui mais abraçado e, por meio desses abraços, senti a presença dela de uma forma muito nova. É uma reconstrução, mas estou acolhido através desse amor que ela plantou.”
Emocionado, ele destacou como a filha, Sol de Maria, de 9 anos, está sendo um pilar de força para a família nesse momento delicado: “A Sol vem dando uma aula pra gente, porque ela sente tudo muito intensamente e, ao mesmo tempo, ela conforta. Quando ela me vê fragilizado, vem e traz aquilo de volta.”

Sol, filha de Fran com a influenciadora Laura Fernandez, era muito próxima da avó. “Ela sabe do tamanho da avó dela, do que a avó dela é. Ela teve essa oportunidade de viver a presença da avó”, explicou o músico.
Ao final, Fran falou sobre o vazio deixado e o início do processo de luto: “Agora que a saudade está começando a apertar, aquela coisa de querer mandar mensagem, de querer estar perto. É uma recalculada de rota, de vida. Mas a gente está junto.”