Gabriela Duarte, de 51 anos, e Fábio Assunção, de 53, reviveram a parceria de sucesso da novela Por Amor ao participarem juntos do programa Surubaum. A atração, comandada por Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso, reuniu os dois atores para relembrar momentos marcantes da trama de Manoel Carlos, exibida em 1997, e também os bastidores intensos daquele período.
Interpretando Eduarda e Marcelo, Gabriela e Fábio formaram um dos casais mais icônicos da teledramaturgia brasileira nos anos 1990. Entre amor, brigas e até troca de bebês, o relacionamento fictício ultrapassou a tela e gerou especulações sobre um possível romance na vida real, nunca confirmado por nenhum dos dois.
Durante o programa, o clima foi de nostalgia, mas também de sinceridade. “Nossos personagens se pegavam na porrada, era amor e ódio”, relembrou Gabriela, contando que, nos bastidores, também enfrentavam desafios. “Ele [Fábio] resolveu fazer dieta e parar de fumar ao mesmo tempo. Eu falei: ‘Amor, não vai dar’.”

“Voltei a comer e a fumar”
A atriz descreveu Fábio como intenso. “Quando ele decide uma coisa, quer tudo de uma vez”, comentou. Já o ator respondeu com bom humor: “Voltei a comer e a fumar [risos]. Essas iniciativas duram uma semana. Hoje em dia, acho que foi a maturidade, as coisas se assentaram.”
Mas além das lembranças divertidas, Gabriela trouxe à tona um momento difícil que viveu naquela época: um episódio de assédio que aconteceu enquanto gravava a novela.
“Eu bati por ódio”
Ao falar sobre os excessos da fama e o assédio que sofreu, Gabriela contou um episódio chocante ocorrido em um bar: “Eu dei na cara de uma pessoa enquanto fazia Por Amor. Eu fiz por amor [brincou]. Eu bati por ódio, da falta de respeito absoluta. O cara invadiu um limite que é inegociável para qualquer um.”
Segundo a atriz, o homem estava bêbado e se aproveitou da situação para encostar nela sem consentimento. “Eu estava subindo uma escada, ele chegou atrás de mim e passou a mão na minha bunda. Eu olhei para trás e ainda tentei que ele me desse algum tipo de argumento… Isso não existe, mas eu, Gabriela, em 1998…”, contou.
“Foi horrível, passou dos limites”
Mesmo percebendo que o agressor estava embriagado, ela não hesitou em reagir. “Ele falou uma coisa horrível, nem lembro o que foi, mas, na hora, minha mão foi, em público. Ele olhava e ria. Um cara grande, foi horrível”, relatou. Gabriela ainda contou que o homem fazia referência à sua personagem, Eduarda, enquanto a assediava.
A situação só terminou com a chegada de seguranças. “Veio um, veio outro, chamou o segurança. Fui embora, porque o negócio ia ficar feio. Passou dos limites”, concluiu.
Vida pessoal longe das novelas
Hoje, tanto Gabriela quanto Fábio estão solteiros. A atriz foi casada por quase 20 anos com o fotógrafo Jairo Goldflus, com quem tem dois filhos, Manuela e Frederico. Desde 2023, ela não assumiu oficialmente um novo relacionamento.
Já Fábio Assunção, pai de João e da pequena Alana, terminou seu casamento com a advogada Ana Verena no ano passado. O ator também já teve relacionamentos conhecidos com Cristiana Oliveira e Cláudia Abreu.