Nesta quarta-feira (20), Gilberto Gil emocionou os seguidores ao relembrar a filha Preta Gil, que faleceu no dia 20 de julho, aos 50 anos. O cantor compartilhou uma foto da artista ainda na infância e escreveu apenas: “1 mês de saudade”, acompanhado de um emoji de coração.
Amigos também prestaram homenagens
Além do pai, amigos próximos de Preta também aproveitaram a data para relembrar a cantora. A influenciadora Ju de Paulla publicou um texto comovente sobre a ausência da amiga:
“Um mês. Parece pouco no calendário, mas aqui dentro é uma eternidade. Trinta dias em que o mundo seguiu girando, mas dentro de mim virou ponte de silêncio e eu caminho sobre ela. Uma saudade que não precisa de data para existir. Um vazio que insiste em não dar trégua, mas o mundo segue girando, às vezes pesa, às vezes desespera, mas eu sigo na história que nos conecta. Te amo eterno.”
A luta de Preta Gil contra o câncer
A cantora enfrentava desde 2023 um câncer no intestino. No início, o tratamento parecia promissor, mas em agosto de 2024, Preta revelou que a doença havia retornado. Na época, contou ter identificado dois tumores nos linfonodos, um nódulo no ureter e metástase no peritônio, membrana que protege os órgãos abdominais.
Buscando alternativas, Preta passou a realizar um tratamento experimental nos Estados Unidos. Porém, decidiu voltar ao Brasil quando seu quadro se agravou. Ela faleceu em 20 de julho de 2025, dentro de uma ambulância a caminho do aeroporto.
Despedida cercada de amor
Durante o trajeto, Preta esteve acompanhada da madrasta, Flora Gil, e da médica Roberta Saretta, do Hospital Albert Einstein. Também estavam presentes no país a atriz Carolina Dieckmann, o filho Francisco Gil e a neta, Sol de Maria, que puderam estar ao lado da cantora nos seus últimos momentos.