No último domingo, 23 de fevereiro, em entrevista concedida ao Fantástico, a cantora Lexa abriu seu coração sobre o momento que está vivendo após passar 17 dias internada, incluindo 4 dias na UTI, devido à uma pré-eclâmpsia durante a gravidez de sua primeira filha, Sofia. Após alguns dias de internação, Lexa deu a luz à filha com apenas 24 semanas de gravidez, mas lutou até o último minuto para manter a gestação, na tentativa de aumentar as chances de sobrevivência da bebê. Sofia nasceu no dia 2 de fevereiro, mas faleceu 3 dias depois. Agora Lexa e o marido, Ricardo Vianna, enfrentam o luto e tentam lidar com a perda.
A dor da perda
O diagnóstico da pré-eclâmpsia e todas as complicações sofridas já haviam sido divulgados. Na entrevista, Lexa transpareceu sua vulnerabilidade e a dificuldade de lidar com a situação. “Eu fiz tudo o que eu podia, porque às vezes a gente quer se culpar, mas eu fico pensando que não tinha mais o que fazer. Eu estou vivendo a minha dor e ela é grande, mas é um processo, eu preciso juntar meus cacos, meu quebra-cabeças sem peça e o que der, continuar”.
Visivelmente abalada durante toda a entrevista, a cantora falou que não tem expectativa de um dia parar de sentir essa dor, e que sabe que vai enfrentar esse sentimento para sempre “A sensação que eu tenho é que não vai ter um dia na minha vida que eu não vá chorar, é muito difícil”, ela se sente culpada, mas entende que há coisas na vida que não conseguimos controlar “O final não é do jeito que eu queria, eu entendi que na vida a gente não tem controle sobre o amanhã.”, afirmou.
O sonho da maternidade
Lexa já havia manifestado a vontade de ser mãe diversas vezes e afirmou que a filha era muito planejada e desejada pelo casal “Foi um sonho muito calculado, muito quisto e muito mentalizado. Não foi uma criança que, ai, foi um susto, foi sem querer, ai, eu não queria… não, eu queria muito.”, lamentou a cantora na entrevista conduzida pelo médico Dráuzio Varella.
É um momento muito delicado para toda a família, que juntos tentam lidar com a situação e atravessar o momento difícil, mesmo com muita dor do luto de uma criança que foi tão sonhada pelos pais.
Com todas as complicações que já comprometiam a Lexa e Sofia, um dos médicos responsáveis a orientou que a saúde da mãe é sempre prioridade em casos assim, e ela foi até o fim na tentativa de reverter a situação. “O médico entrou e falou assim, olha, eu preciso te falar isso, mas na medicina a gente sempre vai escolher a mãe. E aí eu falei, eu vou até o meu limite, se possível. E eu realmente beirei a morte tentando salvar minha filha”, diz a cantora.
Atenção para a doença
Apesar da perda da filha ser recente, o casal Lexa e Ricardo Vianna fizeram questão de dar a entrevista com a intenção de alertar sobre a doença, que ainda é desconhecida por muitos. O termo pré-eclâmpsia teve um grande aumento de pesquisa nos buscadores da web desde a divulgação do estado de saúde da cantora. Após a entrevista, diversas mulheres compartilharam nos comentários que também passaram por essa complicação e ressaltaram a importância da visibilidade para um assunto tão sério e se solidarizaram.
Alguns internautas criticaram a entrevista. Nas redes sociais, muitos acreditam que ainda é muito recente para a exposição da família, além de ser invasivo, principalmente por ser algo tão delicado, no entanto, Lexa e Ricardo se colocaram à disposição para a reportagem, e desde o início pensaram na importância de falar sobre o assunto.