Preta Gil, que nasceu e viveu boa parte da vida no Rio de Janeiro, sempre ressaltou a forte conexão que tinha com Salvador, sua segunda casa. A cantora, filha de Gilberto Gil, faleceu no domingo, 20, aos 50 anos, após enfrentar um câncer. Em sua homenagem, uma missa de sétimo dia foi marcada para este sábado (26), no Santuário Santa Dulce dos Pobres, localizado na capital baiana.
Missa anunciada pelas Obras Sociais Irmã Dulce
O evento foi divulgado pelas Obras Sociais Irmã Dulce, instituição da qual Preta era embaixadora. “Com fé, carinho e saudade realizaremos uma Missa de Sétimo Dia em memória de Preta Gil, embaixadora das Obras Sociais Irmã Dulce e grande devota de Santa Dulce dos Pobres, que será celebrada no próximo sábado, 26 de julho, às 16h, no Santuário Santa Dulce dos Pobres”, comunicou a organização em postagem nas redes sociais.
No texto, a instituição reforça a união em oração para lembrar a artista e pedir a Deus por sua acolhida em misericórdia. “Neste momento de oração, nos unimos para lembrar com afeto de sua presença entre nós e pedir a Deus que a acolha em Sua infinita misericórdia”, destaca.
Preta e sua devoção à Santa Dulce dos Pobres
Desde a sua juventude, Preta mantinha uma relação de fé profunda com Santa Dulce dos Pobres, a primeira santa brasileira. Em junho de 2023, ela visitou o Santuário em Salvador e compartilhou com emoção nas redes sociais: “Minha Santinha amada, ontem foi muito especial estar no seu Santuário para agradecer meu coração aflito que tantas vezes a Senhora consolou! A minha fé e meu amor pela Senhora me fortalecem a cada dia!”
Na época, Preta já enfrentava o câncer de intestino e realizava quimioterapia.
Velório aberto e homenagem no carnaval carioca
O velório da cantora será nesta sexta-feira (25), no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, aberto ao público. Um cortejo em caminhão do Corpo de Bombeiros passará pelo circuito dos blocos de rua do carnaval da cidade, que agora leva o nome da artista, em homenagem póstuma.
Nesta quinta-feira (24), a Prefeitura do Rio organizou um esquema especial de trânsito para receber os fãs durante as homenagens.
Obras Sociais Irmã Dulce lamentam perda
No dia da morte de Preta, as Obras Sociais Irmã Dulce expressaram pesar pela perda e ressaltaram o legado da cantora: “Preta abraçou a missão do Anjo Bom do Brasil com o coração aberto, e sua luz continuará a brilhar em cada gesto de cuidado e compaixão que realizamos.”