Na manhã desta sexta-feira (5/9), a Polícia Civil do Rio Grande do Sul informou que a ex-atriz da TV Globo, Rejane Schumann, de 74 anos, terá acompanhamento familiar daqui em diante. A idosa foi localizada em Porto Alegre em condições de vulnerabilidade e apresentando indícios de demência.
O delegado Cesar Carrion explicou que uma sobrinha foi ouvida e assumiu a responsabilidade de acompanhar a tia. “A sobrinha prestou depoimento, comprometendo-se a cuidar da tia. Não sabia das condições da tia, estavam há anos sem contato. Ela recém tomou ciência da situação e disse que vai cuidar”, declarou. Após a manifestação da parente, a polícia encerrou o caso.
Como Rejane foi encontrada
A ex-atriz foi localizada em um apartamento no bairro Moinhos de Vento, região nobre de Porto Alegre. No local, não havia energia elétrica, comida nem água. O caso chegou às autoridades depois que a ativista da causa animal Deise Falci recebeu denúncias de mau cheiro e barulho de cães vindos do imóvel.
Ao entrar no apartamento, a ativista se deparou com uma cena de abandono. “A primeira vez que tenho vontade de resgatar a pessoa junto! Extremamente magra, sem banho há meses, dormindo num colchão imundo e sem nada em casa a não ser um odor insuportável de urina”, relatou.

Situação dos animais
De acordo com o delegado, quatro cães estavam no apartamento e foram encaminhados para adoção. Já três gatos passaram por exames veterinários e devem ser devolvidos à tutora. Apesar da falta de alimentos para a ex-atriz, os bichos tinham ração disponível. “Ela estava com muita fome, mas os animais tinham ração. Ela não tinha nada. Geladeira completamente vazia. Não tinha nem água”, acrescentou Deise.
Sensibilizada com a situação, a ativista organizou doações para reformar o espaço e comprar alimentos. Ela também providenciou itens básicos de conforto. “A partir de hoje, ela vai dormir no limpo! Num apartamento cheiroso, limpo e organizado, como todos merecem! Colchão novo, travesseiro novo, lençol e cobertas novas”, disse.
Vizinhança e investigações
Durante a apuração, uma vizinha foi ouvida pela polícia. Ela estava de posse dos cartões bancários da idosa e os devolveu. Segundo as autoridades, não houve movimentação nas contas. Até o momento, não há informações oficiais sobre aposentadoria ou benefícios recebidos por Rejane.
Trajetória da ex-atriz
Natural de Canoas (RS), Rejane Schumann construiu carreira na televisão nos anos 1970. Além de ter concluído cursos em teatro, direito e jornalismo, ela fala quatro idiomas. Sua passagem pela dramaturgia inclui novelas marcantes como “O Astro” (1977), “Espelho Mágico” (1977), “O Feijão e o Sonho” (1976), “Dancin’ Days” (1978) e “Pai Herói” (1979).