Tays Reis, ex-participante de A Fazenda e esposa do cantor Biel, usou as redes sociais nesta segunda-feira (30/6) para atualizar os seguidores sobre a saúde da filha Pietra, que está prestes a completar 3 anos. Em uma sequência de vídeos nos stories do Instagram, a cantora revelou que a menina foi diagnosticada com uma infecção viral comum entre crianças pequenas: a síndrome mão-pé-boca.
A artista demonstrou preocupação ao compartilhar os sintomas e também comentou a confusão em torno do diagnóstico feito pelo médico que atendeu a criança.
“Nunca vi isso na minha vida”, diz Tays
Segundo Tays, o profissional de saúde falou em “febre aftosa”, termo que deixou a mãe assustada e confusa: “Eu nunca vi isso na minha vida… Agora duas coisas que eu não entendi. O médico falou que a Pietra pegou febre aftosa, só que febre aftosa é o que dá em animais. Existe a gripe aftosa que dá em crianças. Então o médico está certo ou errado? Agora fiquei confusa, gente.”
Tentando esclarecer, Biel opinou durante a conversa: “É a mesma coisa com nomes diferentes.”
A síndrome mão-pé-boca, que pode ser confundida com outras infecções virais, é causada por enterovírus como o Coxsackie e costuma afetar crianças de até 5 anos. Ela provoca febre, aftas dolorosas na boca e pequenas erupções ou bolhas nas mãos e nos pés. A transmissão acontece pelo contato com secreções da boca, nariz ou fezes da pessoa infectada.

Sintomas apareceram após alerta da escola
A cantora contou que havia recebido um aviso da escola de Pietra informando sobre a circulação do vírus entre os alunos. No entanto, na ocasião, não imaginou que poderia acontecer com a filha. “Eu nem levei a sério e, quando foi essa semana, ela pegou exatamente o que falaram”, desabafou.
Ela também explicou o que a filha começou a apresentar nos últimos dias: “Disse que é um vírus que pega em crianças e lasca a boca toda. Nasceu bolinhas na mão e bolhas no pé.”
Doença é comum, mas requer cuidados
Apesar de ser considerada uma infecção leve na maioria dos casos, a síndrome mão-pé-boca pode causar bastante incômodo, principalmente por conta das aftas dolorosas que dificultam a alimentação e a hidratação da criança. O ideal é manter repouso, oferecer bastante líquido e seguir as orientações médicas.
A atualização de Tays gerou mensagens de apoio de seguidores, muitos relatando já ter passado por algo parecido com seus filhos. A artista não deu detalhes sobre medicações, mas garantiu que está atenta à recuperação da pequena.