Fernanda Torres está conquistando o mundo. A atriz, que foi indicada ao prêmio de “Melhor Atriz” no Oscar, ganhou um destaque inesperado nesta quarta-feira, 26 de fevereiro, quando o perfil oficial da Academia de Ciências Cinematográficas comentou em sua publicação. A foto que gerou tanto burburinho mostra a artista no Jantar dos Indicados, evento tradicional da premiação. O perfil escreveu “Mother!!!” (mãe, em inglês) no registro da atriz, um elogio sobre a grandeza de Fernanda. O comentário deixou os seguidores eufóricos, especialmente no Brasil, onde os fãs celebraram o reconhecimento e aguardam ansiosamente a premiação, na expectativa da representante do nosso país levar a estatueta de ouro para casa.

O filme “Ainda Estou Aqui” disputa três categorias
Fernanda Torres, que protagoniza o filme Ainda Estou Aqui, está concorrendo em três categorias importantes no Oscar: “Melhor Atriz”, “Melhor Filme” e “Melhor Filme Internacional”. O filme, que é a primeira produção original do Globoplay, conta a história de Eunice Paiva, uma mulher que luta para manter a unidade de sua família após o desaparecimento de seu marido, Rubens Paiva, um deputado que foi preso durante a ditadura militar nos anos 1970. O longa, que mistura drama e história real, tem emocionado tanto críticos quanto o público.
O destaque de Fernanda Torres não é por acaso. A atriz traz uma performance impressionante, onde seu talento e entrega no papel de Eunice são visíveis e fazem toda a diferença na narrativa. Sua interpretação tem sido amplamente elogiada, e a indicação ao Oscar reflete o reconhecimento de seu trabalho árduo e seu impacto no cinema brasileiro e mundial.
Apesar da indicação ao Oscar, Fernanda já levou uma série de prêmios pela atuação no longa, incluindo um Globo de Ouro na categoria de Melhor Atriz em Filme de Drama. Pela importância dessa premiação, nem ela acreditava na chance de ganhar e assumiu em seu discurso que foi surpreendida “Eu não preparei nada, porque não sei se eu estava pronta. Esse foi um ano incrível para o desempenho de atrizes, tantas atrizes aqui que eu admiro tanto. É claro que quero agradecer ao Walter Salles, meu parceiro, meu amigo. Que história, Walter! E é claro, quero dedicar esse prêmio para minha mãe. Vocês não têm ideia, ela estava aqui há 25 anos e isso é uma prova de que a arte dura na vida até durante momentos difíceis, pelos quais a Eunice Paiva passou”. A vitória gerou ainda mais visibilidade e esperança para a caminhada até a maior premiação de cinema do mundo.
Última indicação brasileira da categoria
Surpreendentemente, Fernanda Montenegro, atriz e mãe de Fernanda Torres fez história ao ser a primeira (e última!) brasileira indicada ao Oscar na categoria de Melhor Filme Estrangeiro, uma categoria que atualmente é conhecida como Melhor Filme Internacional, ou seja, a mesma em que a sua filha está concorrendo. Em 1999, há 26 anos, ela deslumbrou no tapete vermelho do Teatro Dolby, em Los Angeles, com sua performance no filme nacional Central do Brasil, dirigido por Walter Salles, que curiosamente é o mesmo diretor de Ainda Estou Aqui.
Apesar da atuação impecável de Montenegro, ela não venceu a categoria e foi superada pela atriz Gwyneth Paltrow pelo trabalho em Shakespeare Apaixonado. Os brasileiros ainda se lamentam pela perda do prêmio, e esperam que esse ano haja uma “redenção”.