Sou fotógrafo há 20 anos e na minha opinião, essa mudança que acompanhei do analógico pro digital foi algo fascinante. Tá certo que o ritual de colocar o filme na câmera, escolher bem o momento do click e mandar revelar as fotos, tinha seu charme.
Quando sinto saudades disso, fotografo um filme e é bem bacana. Mas hoje em dia, que as câmeras digitais tem uma qualidade absurda. É uma maravilha o fato de ver na hora o que acabamos de fotografar.
Hoje que sou pai da Nina, de 7 anos, e do Tony, de 2, eu iria falir de tanto comprar filme e revelar.
Fotografo os meus filhos diariamente. Eles já tem um verdadeiro banco de imagens.
Uma vez, quando a Nina tinha uns 4 anos, fomos à Bahia. Como sou um pouco exagerado, resolvi levar 5 câmeras pra fazer a cobertura fotográfica da viagem. Pra resumir… Usei apenas o celular…rs Claro, ele está sempre no bolso, tem boa qualidade até mesmo pra ampliar algumas fotos e é o mais rápido pra não perder os momentos.
Outra maravilha que democratizou bastante a fotografia foi o Instagram. Ok, tem uma fotos de comida que não precisava…rs Mas tem fotos lindíssimas de pessoas do mundo inteiro que servem de referência e inspiração. É incrível acordar de manhã e ver que a sua foto teve curtidas do Japão.
O Tony acabou de completar o primeiro semestre na escola.
Então, sempre que ele chegava e subia a rampa da entrada puxando a sua malinha, eu não aguentava a cena e fotografava. Fiz uma série de fotos do mesmo momento em dias diferentes. Até o dia que ele entrou, deu alguns passos se virou pra mim e pediu: “foto papai”. Eu que achava que ele nem percebia, tomei um susto e fiz a foto, claro!! Desse dia em diante, ele sempre pede a tal foto.
Então, independentemente da câmera, vamos registrar o dia a dia dos filhos com amor. Um dia todo esse material terá um valor enorme pra eles.
Algumas dicas úteis:
01- Abaixe-se na altura das crianças para fotografá-las;
02- Posicione a criança, observando por onde a luz está entrando na casa;
03- Repare nos objetos que irão aparecer na foto;
04- Evite flash. A luz natural é sempre mais bonita;
05- A última e mais importante dica: A hora da foto tem que ser prazerosa. Se a criança não quiser, não force a barra. Faça desse momento uma brincadeira e prefira fotos espontâneas. Aos poucos elas vão te olhar e sorrir. Assim todos ficarão felizes com o resultado.
Acompanhem as nossas aventuras no @fotografilhos. Quem quiser me mostrar o resultado das fotos e fazer perguntas, podem marcar @ikelevy que terei o maior prazer em responder.
Um abração,
Ike