
Decidir o tipo de parto é muito difícil, mas a melhor maneira é aquela onde o bebê e mãe ficarão mais seguros. A escolha é da mãe. Mas de acordo com uma pesquisa da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), 84,6% dos partos realizados em 2015 foram feitos com cesárea.
Pensando nisso, é importante estar por dentro de algumas consequências desse procedimento. Dá uma olhada:
1. Vai com calma!
A cesárea é uma cirurgia, então você vai precisar de um tempo para se recuperar. Não queira sair do hospital fazendo tudo que fazia antes, isso não vai acontecer e pode ser até te prejudicar. Tudo vai voltar ao normal, mas você precisa ser paciente!
2. A recuperação pode ser difícil para os filhos mais velhos
De início você vai ser aconselhada a não carregar nada que não fosse o seu bebê recém-nascido, então se você tem filhos mais velhos, isso pode ser um problema. Além da chegada de um novo irmão já causar ciúmes, não poder carregá-lo vai ser difícil para ambas as partes.
3. Analgésicos não são inimigos
Não queira se livrar logo dos remédios. Você vai sentir dores e eles são os responsáveis por amenizá-las, então use-os até o tempo indicado pelo seu médico.
4. Suas idas ao banheiro serão o assunto principal de muitas conversas
Por alguns dias as enfermeiras precisam saber se está tudo bem com o seu intestino. Isso significa que eles irão fazer perguntas constrangedoras que você possa ficar desconfortável em responder. Entenda: isso é preciso!
5. Tomar banho sozinha é complicado
Talvez você nunca tenha derrubado um sabonete no chão quando está no banho, mas isso provavelmente vai acontecer quando você estiver em recuperação. Por isso, é bom ter alguém sempre por perto nesse momento.
6. Sangramentos podem não ser o que você espera
O sangramento pós-parto pode te assustar. Você provavelmente irá usar e abusar dos absorventes noturnos, mas isso é normal e passa depois de um tempo.
Veja o vídeo para entender mais:
Leia também:
Atenção, grávidas: as novas regras para parto normal e cesárea começam a valer a partir de hoje!
Por que nenhuma mãe deveria se sentir culpada por fazer uma cesárea
Cesárea a pedido da paciente só poderá ser feita a partir da 39ª semana