Uma das ferramentas mais utilizadas para saber se existe ou não uma gestação é o teste de farmácia. Se usado corretamente, o seu índice de precisão pode chegar a 99%. Mas, ainda assim, ele pode gerar um falso positivo.
A seguir, você confere 3 causas para esse tipo de resultado. As informações são do site Parents.
O que é um resultado falso positivo?
Esse tipo de resultado indica que a mulher está grávida, quando, na realidade, não está. Mesmo que não seja tão comum, existem algumas causas médicas e técnicas que explicam esse fato.
Com isso, saber como identificá-las é importante.
Quando acontece esse resultado?
Um falso positivo acontece quando o teste detecta o hormônio Beta HCG (gonadotrofina coriônica humana) na urina, sinalizando uma gravidez que não existe.
Esse hormônio, normalmente produzido pela placenta, pode aparecer no organismo por outros motivos além da gestação.
Por isso, é importante que você procure um médico e realize um exame de sangue para saber com mais precisão o resultado.
Uso incorreto do teste
Uma das causas mais comuns para o falso positivo é o mau uso do teste de gravidez. Esperar tempo demais para ler o resultado ou interpretar incorretamente as linhas de resultado pode levar a erros.
Outro fator é o próprio teste estar com defeito. Isso pode ocorrer se o produto estiver vencido, mal armazenado ou danificado por calor e umidade.
Além disso, os testes que não foram armazenados corretamente ou que apresentem falhas de fabricação também podem gerar confusão.
Gravidez química
Outro motivo frequente para o falso positivo é o aborto precoce, também chamado de gravidez química. Nestes casos, o embrião começa a se desenvolver, mas não consegue se fixar corretamente no útero, sendo eliminado logo em seguida.
Apesar disso, o corpo já começou a produzir HCG, que ainda está presente na urina. O teste detecta esse hormônio, dando um resultado positivo, mesmo que a gravidez já tenha terminado.
Algumas condições médicas
Alguns medicamentos também podem interferir nos testes de gravidez. Especialmente os usados em tratamentos de fertilidade, que contêm HCG, como Ovidrel, Pregnyl e Novarel.
Por causa desse uso, esses hormônios podem permanecer no corpo da mulher por dias e causar um resultado positivo falso.
Além dos medicamentos, algumas condições médicas também são responsáveis por esse erro. Entre elas estão:
- Gravidez molar
- Câncer de ovário
- Infecções urinárias
- Distúrbios hormonais
A importância da ajuda médica
Se você recebeu um resultado positivo, mas suspeita que possa estar errado, a coisa que você deve fazer é procurar um médico. Ele vai solicitar um exame de sangue, que mede com mais precisão a quantidade de HCG no organismo.
Se os níveis do hormônio estiverem diminuindo ou estagnados, pode ser sinal de que não há uma gravidez viável.
Além disso, o profissional pode solicitar uma ultrassonografia para confirmar visualmente se há ou não gestação em curso.
Seja uma parceira do Clube Pais&Filhos e faça uma renda extra!
Lançamos um programa de afiliados no Clube Pais&Filhos, onde você encontra uma curadoria especial de produtos que acompanham cada fase — da gestação à infância — com descontos de até 50%. Você pode começar agora mesmo a faturar em cima dessas vendas e garantir um lucro de até 18%.
Quer ser nossa afiliada? Clique aqui e faça parte!








