Você e seu parceiro decidiram ter um filho, mas a tão esperada gravidez ainda não aconteceu? Vocês não estão sozinhos nessa jornada. Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 48 milhões de casais em todo o mundo enfrentam dificuldades para engravidar. Mas existem atitudes práticas que podem fazer toda a diferença quando o assunto é fertilidade.
De acordo com o Dr. Rodrigo Rosa, pai de Giovanna e Rafael, colunista da Pais&Filhos, especialista em reprodução humana e diretor clínico da clínica Mater Prime, em São Paulo, tanto o homem quanto a mulher devem investigar sua saúde reprodutiva desde o início. “De maneira geral, nas mulheres, a principal causa de infertilidade é a idade. Já nos homens, está relacionada principalmente a condições como varicocele, infecções urogenitais e hipogonadismo”, explica.
E não para por aí. Há muitos outros fatores que podem interferir nesse processo, e aqui vão cinco passos fundamentais para aumentar as chances de gravidez.
1. Procure um especialista em fertilidade
Se vocês estão tentando há algum tempo e a gravidez não vem, é hora de buscar ajuda médica. O primeiro passo é passar por uma avaliação completa com um especialista. “Como são inúmeras as possíveis causas, o médico fará uma extensa investigação para identificar a real causa do problema, recomendando assim o tratamento adequado”, afirma o Dr. Rodrigo Rosa.
Durante a primeira consulta, é comum que sejam solicitados exames de sangue, imagem, genéticos e imunológicos. “Problemas imunológicos detectados por exames clínicos e com tratamento simples ainda são responsáveis por cerca de 20% dos casos de abortos espontâneos”, alerta o médico. Quanto antes for feita essa investigação, melhor!
2. Abandone hábitos prejudiciais
Alguns comportamentos do dia a dia podem estar sabotando a fertilidade do casal. O cigarro, por exemplo, é um grande vilão. “Nas mulheres, o tabagismo favorece a deterioração dos óvulos, envelhecendo-os em até dez anos. Já nos homens, diminui a quantidade de espermatozoides e fragmenta o DNA do esperma”, destaca o especialista.
O álcool em excesso também entra nessa lista. “Nos homens, pode causar queda nos níveis de testosterona, afetando a produção de esperma e causando disfunção erétil. Já nas mulheres, além de reduzir as chances de gravidez, o álcool pode causar problemas durante a gestação”, completa o Dr. Rodrigo.
3. Acompanhe o período fértil
Saber quando está ovulando é uma das formas mais eficazes de aumentar a chance de engravidar. E isso exige autoconhecimento e observação. “É importante a mulher conhecer as mudanças do seu corpo e detectar os dias mais férteis. Alguns aplicativos ajudam, mas os testes de ovulação de farmácia ainda são os mais eficazes”, recomenda o especialista.
Segundo ele, a ausência de ovulação é responsável por 25% dos casos de infertilidade feminina. Por isso, entender o ciclo menstrual pode ser uma peça-chave nesse quebra-cabeça.

4. Cuide da alimentação e do peso
A alimentação equilibrada e o peso adequado são fundamentais para a saúde reprodutiva. “Nos homens, o excesso de gordura corporal prejudica a produção de testosterona, afetando diretamente a qualidade e quantidade do esperma. Já nas mulheres, o peso inadequado interfere na produção dos hormônios sexuais e no processo de ovulação”, afirma o Dr. Rodrigo.
E não se trata apenas da obesidade: estar abaixo do peso também pode afetar a fertilidade. Na hora de montar o prato, invista em frutas, legumes, vegetais, peixes, ovos e sementes. “Esses alimentos são ricos em nutrientes como ômega-3 e selênio, essenciais para o funcionamento dos órgãos reprodutores”, completa o médico.
5. Reduza o estresse
A rotina agitada pode estar influenciando mais do que você imagina. “Altos níveis de estresse podem interferir na produção de hormônios reprodutivos importantes. Nos homens, favorece o surgimento de proteínas inflamatórias que prejudicam a qualidade do esperma”, explica o especialista.
Por isso, vale a pena investir em práticas que ajudem a relaxar: exercícios físicos, meditação, hobbies ou momentos de descanso são grandes aliados nesse processo.
Olhar atento ao tempo
Por fim, o Dr. Rodrigo lembra que a fertilidade não dura para sempre: “É importante que as mulheres que desejam ter filhos em algum momento mantenham os exames em dia e fiquem atentas às suas reservas ovarianas”. Planejamento e informação são grandes aliados para quem sonha com a chegada de um bebê.
Se vocês estão nessa jornada, saibam que não é preciso enfrentar tudo sozinhos. Com acompanhamento médico e ajustes na rotina, é possível aumentar, e muito, as chances de realizar esse sonho.