• 19° Seminário
  • Família
  • Criança
  • Bebês
  • Gravidez
  • Notícias
  • Clube Pais&Filhos
Sem resultado
Veja todos os resultados
pais e filhos
  • 19° Seminário
  • Família
  • Criança
  • Bebês
  • Gravidez
  • Notícias
  • Clube Pais&Filhos
Sem resultado
Veja todos os resultados
pais e filhos
Sem resultado
Veja todos os resultados
Início Gravidez

9 sintomas da gravidez que são bem estranhos

Por Helena Leite
02/07/2020
Em Gravidez
9 sintomas da gravidez que são bem estranhos

9 sintomas da gravidez que são bem estranhos reprodução

Share on FacebookShare on TwitterEnviar
9 sintomas da gravidez que são bem estranhos (Foto: reprodução)

Todo mundo espera enjoos matinais e desejos engraçados durante a gravidez, mas existem muitos outros sintomas estranhos da gestação que você talvez não conheça. Por não serem tão falados, provavelmente você já teve – ou terá- algum deles sem saber o motivo ou sem entender a relação deles com a gestação. Para acabar com essas dúvidas, conheça algumas condições muito comuns durante a gravidez que você poderá enfrentar nesses meses de espera:

Dor no dente

Talvez você não saiba mas, assim como outras partes do seu corpo, suas gengivas também incham durante a gravidez. Isso acontece devido à alteração dos níveis de progesterona e estrógeno e ao aumento do fluxo sanguíneo. “As gengivas de uma mulher podem ficar inchadas com sangue, criando bolsas profundas com tecido sensível e sangrando durante a escovação ou uso do fio dental”, explica Gildo Corradi, D.D.S., dentista na cidade de Nova York. Se você notar sangramento significativo, mesmo quando não estiver escovando, consulte seu dentista. Ele procurará gengivite, inflamação das gengivas e periodontite, uma versão grave que também afeta os ligamentos e ossos e está associada a um maior risco de e baixo peso ao nascer, além de perda dentária, acidente vascular cerebral e outras doenças graves. O Dr. Corradi recomenda ao menos duas limpezas dentárias com um profissional durante a gestação, além de uma boa higiene bucal em casa. Felizmente, os problemas dentários tendem a resolver rapidamente após o parto.

Problemas nasais

“Prepare-se para congestão, nariz sangrando e ronco. Por que? O interior do revestimento do nariz também incha, graças aos hormônios”, diz Laura Dean, M.D., uma obstetra em Stillwater, Minnesota. “Esse inchaço diminui a área de circulação de ar. A condição também pode ser agravado pela secura, que é pior no inverno”. Você pode aliviar parte de seu desconforto usando gotas salinas nasais ou umidificador, ou passando alguns minutos inalando o vapor no chuveiro. Felizmente, todos esses problemas nasais também desaparecerão depois.

Dores de barriga

O aumento da progesterona diminui o tempo de trânsito dos alimentos do estômago para os intestinos, o que pode levar à constipação. Além disso, as vitaminas fazem com que seu corpo absorva mais água, o que pode dificultar a passagem das fezes pelo trato gastrointestinal. Converse com seu médico sobre a possibilidade de alternar suas vitaminas pré-natais com uma vitamina sem ferro por um curto período de tempo, diz o Dr. Dean, já que o ferro nas vitaminas é especialmente constipante. Beba muito líquido (a água é o melhor) e ingira muitas fibras, comendo frutas, vegetais e grãos integrais. Você também pode experimentar um suplemento de fibra sem receita, como o Metamucil, que retém água no intestino e facilita a passagem de sólidos. No entanto, evite laxantes, que estimulam os movimentos intestinais e podem diminuir a hidratação e afetar a absorção nutricional, adverte o Dr. Dean.

LeiaMais

Máscara com vírus coloridos em fundo rosa, representando a dor de garganta.

7 coisas que você precisa saber sobre dor de garganta

21 de outubro de 2025
Mulher segurando um som

10 nomes de bebês que bombaram nos anos 90 nos EUA para você se inspirar

21 de outubro de 2025
Barriga de mulher grávida

Cerclagem uterina: conheça procedimento que evita parto prematuro

21 de outubro de 2025
Garrafas de plástico retorcidas representando o BPA.

BPA: substância presente no plástico pode ser associada ao câncer de mama

21 de outubro de 2025

Tensão nas veias

Seu bebê em crescimento requer um suprimento enorme de sangue para fornecer oxigênio e nutrientes extras. “Em 20 semanas, seu volume de sangue circulante aumentará em 50%”, explica o Dr. Dean. Com toda essa pressão, é comum desenvolver varizes nas pernas e nos pés. Não há como evitá-las, mas, para diminuir a dor e o inchaço, eleve as pernas quando puder. Para casos graves, use mangueira de suporte ou até bandagens quando estiver fora.

O outro tipo de tensão envolve tecido inchado e saliente ao redor do ânus – as temidas hemorroidas. Eles são causados ​​pelo aumento da pressão nas veias, além do peso adicional do seu bebê. (Eles também podem ser agravados por constipação e esforço no banheiro.) Alivie a inflamação e a dor com creme, compressas e banhos quentes. Depois do nascimento, ambos os problemas devem melhorar drasticamente, mas podem não desaparecer completamente.

Problemas na pele

Você provavelmente já ouviu falar que os hormônios podem causar acne, sensibilidade ao sol e escurecimento da pele (geralmente ao redor dos mamilos, no rosto e em uma faixa na barriga chamada línea negra). Mas você pode ficar surpresa ao descobrir que, de repente, tem um monte de marcas de pele – pequenos crescimentos excessivos de pele que geralmente ocorrem em locais onde o corpo se esfrega contra roupas, como seu decote, axilas ou ao redor dos seios. Certifique-se de usar protetor solar na pele sensível e saiba que os problemas de pele desaparecerão após a gravidez, exceto a pigmentação das aréolas (que provavelmente nunca clarearão completamente).

Crescimento dos pés

Os pés podem crescer durante a gestação (Foto: reprodução Pinterest / Parents)

Seus pés e tornozelos podem estar inchados agora, mas após o bebê, algumas mulheres descobrem que seus pés cresceram. “Antes de ter filhos, eu calçava 38 – agora calço 39”, diz a Dr. Dean. A culpa é do hormônio relaxina: ele afrouxa os ligamentos da pelve para permitir que o bebê saia, mas pode ter um efeito duradouro nas articulações dos pés, fazendo com que elas se achatem e se tornem mais largas e / ou mais longas. O efeito pode ser temporário, por isso não jogue todos os seus sapatos fora ainda.

Visão embaçada

Você pode pensar que precisa de óculos (ou de uma nova receita), mas problemas de visão durante a gravidez são outro efeito colateral da retenção de líquidos. “Quando você está grávida, fica inchada por todo o corpo, e isso pode afetar seus olhos”, diz Christine Greves, M.D., uma ginecologista do Hospital Winnie Palmer para Mulheres e Bebês, em Orlando. Suas lentes e córneas podem ficar mais grossas e a pressão dos olhos pode mudar. Mas a visão confusa nem sempre é um sintoma normal da gravidez, diz o Dr. Greves, por isso mencione-o ao seu médico para garantir que não seja um sinal de pré-eclâmpsia. Se estiver tudo bem, não se preocupe: sua visão deve voltar ao normal após o parto. Enquanto isso, você deve evitar fazer um exame oftalmológico porque as alterações da sua visão podem ser temporárias.

Dores no pulso

Durante sua primeira gravidez, a mãe de Houston, Ita Ghitman, teve uma síndrome grave do túnel do carpo. “Meu braço inteiro ficava dormente”, diz ela. “Uma vez eu tive que segurar sacos de gelo nele por três dias porque não aguentava a dor”. Por que isso acontece? Isso mesmo: o mesmo inchaço e pressão, que, quando vão aos pulsos geralmente podem levar à síndrome do túnel do carpo.

Uma cinta de pulso pode ajudar a aliviar os sintomas, estabilizando a área e minimizando os movimentos que desencadeiam as dores, mas o problema deve ser resolvido após a gravidez, por isso informe o seu médico caso persistir.

Dormência ou formigamento

Você pode supor que a dormência, o formigamento ou até a dor na parte externa das coxas ou no corpo sejam um problema de circulação, mas o oposto é verdadeiro. Todo o sangue que você está bombeando para se preparar para o bebê pode exercer pressão adicional sobre os nervos ao redor – especialmente no final da gravidez, pois o útero em crescimento pode causar ainda mais compressão. Para aliviar essas sensações estranhas, tente um cinto de apoio à maternidade, sugere o Dr. Greves. “Ele pode aliviar a pressão levantando sua barriga – assim como o arame faz em um sutiã”, diz ela. Converse com seu médico sempre que sentir dor nas extremidades inferiores para descartar a possibilidade de um coágulo sanguíneo.

Tags: BebêfilhafilhoGestaçãoGravidezMãepfnoinstaSaúdesintomas
Compartilhar5Tweet3Compartilhar1Enviar
PRÓXIMO
Biah Rodrigues abre o jogo sobre perder 12 quilos após primeira gestação

Biah Rodrigues abre o jogo sobre perder 12 quilos após primeira gestação

Smash burger em um prato azul.
Família

Smash burger: veja o passo a passo da receita

Por Laura Krell
21 de outubro de 2025
0

O smash burger é a prova de que receitas simples também podem ser gostosas! Diferente dos hambúrgueres tradicionais, esse é...

Leia maisDetails
Tata Estaniecki se pronuncia pela primeira vez após separação de Julio Cocielo: “A vida tem que continuar”

Tata Estaniecki se pronuncia pela primeira vez após separação de Julio Cocielo: “A vida tem que continuar”

21 de outubro de 2025
Sopa de legumes vista de cima.

Receita light de sopa de legumes

21 de outubro de 2025
Personagem Vecna de Stranger Things

Stranger Things 5: Vecna está ainda mais poderoso na última temporada

21 de outubro de 2025
Máscara com vírus coloridos em fundo rosa, representando a dor de garganta.

7 coisas que você precisa saber sobre dor de garganta

21 de outubro de 2025
  • 18º Seminário Internacional Pais&Filhos – Mãe (não) é tudo igual
  • Fale Conosco
  • Página Inicial
  • Política de Privacidade
  • Quem Somos
  • Termos de Uso

© Brasil MN Manchete Editora 2023 - Todos os direitos reservados | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • 19° Seminário
  • Família
  • Criança
  • Bebês
  • Gravidez
  • Notícias
  • Clube Pais&Filhos

© Brasil MN Manchete Editora 2023 - Todos os direitos reservados | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.