A gravidez é um momento de transformação, tanto para o corpo da mãe quanto para o bebê que está se desenvolvendo. E, claro, uma alimentação saudável é um dos pilares para que esse período seja o mais tranquilo e saudável possível. Mas, além de se preocupar com a quantidade de alimentos, é essencial garantir que a dieta seja rica nos nutrientes necessários para o bom desenvolvimento do feto e o bem-estar da gestante.
Embora uma alimentação equilibrada seja a melhor forma de garantir todos os nutrientes necessários, algumas mães podem precisar de uma ajuda extra, por meio da suplementação. Nutrientes como ferro e ácido fólico, por exemplo, são vitais durante a gravidez, e, em alguns casos, podem ser recomendados pelos médicos para complementar a alimentação.
Os nutrientes que não podem faltar na gravidez
Cada gravidez é única, mas existem alguns nutrientes que são essenciais para a saúde da mãe e do bebê. Vamos dar uma olhada nos mais importantes:
- Cálcio: Esse mineral é fundamental para a formação dos ossos e dentes do bebê. Além disso, também ajuda a manter o coração e os músculos da mãe funcionando bem. Você pode encontrar cálcio em alimentos como leite, queijo, iogurte, vegetais verdes e até na sardinha!
- Colina: Pode não ser tão falada, mas é superimportante para o desenvolvimento cerebral do bebê e para evitar defeitos no tubo neural. Ovos, peixe e quinoa são ótimas fontes desse nutriente.
- Ferro: Durante a gestação, a necessidade de ferro aumenta bastante. Ele é responsável por ajudar o corpo a produzir mais glóbulos vermelhos, garantindo que o oxigênio chegue a todas as células. Carnes, feijão, lentilhas e vegetais de folhas verdes são excelentes fontes de ferro.
- Ácido Fólico: Essencial para a formação do DNA e para a função cerebral do bebê, o ácido fólico também previne defeitos do tubo neural. Verduras escuras, aspargos, batatas e até alimentos enriquecidos são ótimas fontes desse nutriente.

Como montar um prato equilibrado na gravidez?
Agora que você já sabe quais nutrientes são importantes, a pergunta é: como garantir que você os consuma? A resposta é simples: variedade e equilíbrio! A base da alimentação deve ser composta por alimentos naturais e minimamente processados. Além disso, vale a pena lembrar que:
- Frutas e vegetais: são seus melhores amigos! Eles garantem uma boa dose de vitaminas, minerais e antioxidantes.
- Grãos integrais e leguminosas: Esses alimentos ricos em fibras vão ajudar na digestão e fornecer nutrientes valiosos para o corpo da mamãe e do bebê.
- Proteínas magras: Não se esqueça de incluir carnes magras, peixe, ovos e tofu para ajudar no desenvolvimento celular e muscular do bebê.
Quando é necessária a suplementação?
Embora uma alimentação balanceada seja a chave, em alguns casos a suplementação pode ser necessária. Isso acontece, por exemplo, quando a gestante não consegue obter todos os nutrientes de que precisa apenas com a alimentação. O ferro e o ácido fólico são os mais comuns quando se fala em suplementação, mas é sempre importante consultar um médico ou nutricionista para avaliar as necessidades específicas.