Um bombeiro fluente em libras auxiliou parto de mãe deficiente auditiva por videochamada em Ribeirão Preto, interior de São Paulo. O soldado estava conversando com a mãe à distância, e se responsabilizou por traduzir os procedimentos da equipe médica para a moça.
Para Walker Sousa, essa foi a ocorrência mais importante de sua carreira. Sem se locomover, ele foi responsável por garantir a chegada de uma criança prematura ao mundo da maneira correta. Sobre isso, e em conversa com o G1, ele desabafou.
“Ligaram dizendo que uma mãe surda estava prestes a dar a luz e precisavam de alguém para se comunicar com ela. Não tinha ninguém no hospital que tinha conhecimento em Libras“, contou. A mãe não conseguia entender as instruções dos médicos.
“Eu não tenho palavras, eu não encontro palavras para decifrar a alegria”, comentou, sobre o evento. O parto ocorreu no dia 30 de junho, e Walker ainda pôde visitar mãe e filho no hospital. A criança segue internada, sem previsão de alta.

Walker ainda conta que decidiu aprender libras depois de um atendimento em que realizou com deficientes auditivos no passado – e, na época, não conseguiu se comunicar. “A gente estava interagindo com as pessoas que estavam na fila e eu cheguei até três pessoas que eram surdas, fui brincar com eles e não consegui me comunicar”, relembra.
E, agora, possui uma ambição ainda maior, “Eu vou começar uma pós-graduação de libras e educação inclusiva especial. Talvez eu nem seja um interprete de libras futuramente, mas eu sou um multiplicador, um multiplicador de empatia, de amor ao próximo, de inclusão“, declarou.