• 19° Seminário
  • Família
  • Criança
  • Bebês
  • Gravidez
  • Notícias
  • Clube Pais&Filhos
Sem resultado
Veja todos os resultados
pais e filhos
  • 19° Seminário
  • Família
  • Criança
  • Bebês
  • Gravidez
  • Notícias
  • Clube Pais&Filhos
Sem resultado
Veja todos os resultados
pais e filhos
Sem resultado
Veja todos os resultados
Início Gravidez

Dor nas costas durante a gravidez: saiba como aliviar e o motivo por trás delas

Por Redação Pais&Filhos
23/06/2021
Em Gravidez
(Foto: Getty Images)

(Foto: Getty Images)

Share on FacebookShare on TwitterEnviar

“Durante a segunda metade da minha gravidez , eu certamente disse “faz massagem nas minhas costas” ao meu marido mais vezes do que “eu te amo”. Tenho 1,70 m de altura e minha barriga de grávida era muito grande. Com isso, minhas costas viviam pagando o preço pelo aumento acelerado do peso. Felizmente, as mãos do meu parceiro aliviavam temporariamente a dor, mas voltavam no dia seguinte. Eu reclamei para amigas, e elas apenas balançavam a cabeça com simpatia”, contou uma mãe à revista americana Parents.

“Entre 50 a 80% de todas as mulheres sentem dor no quadril e nas costas durante a gravidez”, afirma Ronald J. Tyszkowski, médico quiroprático, fundador da Clínica de dor lombar relacionada à gravidez no Hospital Feminino e Infantil de Rhode Island, em Providência. “Embora minha dor nas costas fosse um efeito colateral normal da gravidez, que consegui resolver com travesseiros, exercícios e massagem, existem algumas condições relacionadas à gestação mais complicadas, mas ainda comuns, no quadril e nas costas”, adicionou a mulher. Falamos com os especialistas para descobrir as 3 doenças mais frequentes, bem como conselhos sobre como você pode lidar com isso!

Dor nas articulações sacroilíacas

O que é isso

“Sempre que tentava me levantar da posição sentada, e especialmente quando tentava sair da cama, sentia muita dor no quadril esquerdo – a ponto de mancar por alguns minutos ou mais”, conta Alexa Young, de Encino, na Califórnia, mãe de Jack, de 2 meses. “Parecia um músculo distendido ou com cãibras e migrava um pouco para a parte inferior das costas”. Na verdade, a dor nas articulações sacroilíacas (SJP) geralmente é sentida como uma forte sacudida em ambos os lados das costas ou quadris, que pode se estender, inclusive, pelas pernas.

“Muitas mulheres pensam que têm ciática”, diz Tyszkowski, “mas é uma dor sacroilíaca”. Infelizmente, como as duas doenças podem ser semelhantes, você deve consultar o seu médico para determinar qual é a raiz do problema. A diferença é que: a ciática decorre da compressão do nervo, enquanto a SJP está relacionada às articulações.

LeiaMais

Temperatura basal grávida entenda o gráfico tripásico.

É possível detectar gravidez com base em gráfico de temperatura basal?

22 de outubro de 2025
Barriga de mulher grávida

Cerclagem uterina: conheça procedimento que evita parto prematuro

21 de outubro de 2025
Como diagnosticar uma gravidez viável ou inviável?

Como diagnosticar uma gravidez viável ou inviável?

21 de outubro de 2025
Cérebro amarelo ao lado de cérebros brancos em um fundo rosa.

Como o cérebro muda durante a gravidez?

21 de outubro de 2025

Por que isso acontece

A SJP é a queixa mais comum de dores nas costas e geralmente surge no segundo trimestre. “A articulação sacroilíaca é onde a coluna vertebral encontra a pélvis”, explica Robert Atlas, MD, presidente de obstetrícia do Mercy Medical Center, em Baltimore. “Durante a gravidez, os hormônios fazem com que as articulações relaxem, o que pode fazer com que você favoreça um lado em detrimento ao outro”, diz Susan Warhus, médica, autora de ‘Countdown to Baby: Answers to the 100 Most Feked Questions About Pregnancy and Childbirth’ (em tradução livre: Contagem Regressiva para Chegada do Bebê: Respostas para as 100 Perguntas Mais Feitas Sobre a Gravidez e Parto). “Isso pode levar à inflamação e mais dor”, conclui.

O que fazer sobre isso

Young diz que aliviou a dor com banhos mornos (não quentes!) e analgésicos. Essas terapias são um bom ponto de partida, desde que você mantenha a água abaixo de 100 graus (qualquer coisa mais quente pode afetar o bebê) e verifique com antecedência com seu médico sobre qualquer medicamento, sugere a Dra. Warhus. Outra opção é consultar um quiroprático pré-natal, que pode realizar um ajuste da coluna para ajudar a corrigir seu desequilíbrio de peso. Se a causa for flutuação hormonal, você pode esperar que a dor diminua após o parto.

Dor na coluna lombar

O que é isso

A dor na coluna lombar (LSP) é uma dor que se espalha por toda a região lombar e, ao contrário da dor lombar geral que muitas experienciam com o aumento de tamanho da barriga, a LSP geralmente começa no primeiro ou segundo trimestre. “Por que isso acontece então? Honestamente, ainda não sabemos”, diz Tyszkowski. “Mas meu melhor palpite é de que muitas das pacientes já tenham problemas preexistentes que aparecem por causa das mudanças físicas que ocorrem durante a gravidez”. Não tem certeza se você tem LSP ou SJP? Normalmente há muito pouca dor no quadril envolvida na LSP, e você não vai senti-la de um lado ou do outro. Como o LSP pode ser difícil de diagnosticar, se você estiver com dor, consulte seu médico!

Por que isso acontece

Se você está predisposto a problemas na parte inferior das costas, você corre um risco maior de ter a dor na coluna lombar, explica Tyszkowski. “Não é incomum ver um início espontâneo de dor na coluna lombar”. Como suas costas já te causam dor, é mais provável que seu corpo fique desequilibrado por causa de mudanças na mecânica corporal. “Os músculos abdominais se alongam e o centro de gravidade é deslocado para a frente graças ao crescimento do útero”, adiciona a Dra. Warhus. “Isso causa uma grande tensão na musculatura das costas”.

O que fazer sobre isso

Depois de obter a aprovação do seu médico, use algumas técnicas que já foram testadas e comprovadas. Carolyn Brann, de San Francisco, mãe de Lily, de 1 ano de idade, conta que aliviou a sua dor com yoga pré-natal, técnica também indicada por Dra. Warhus também recomenda. “O alongamento gato-vaca foi o mais eficaz”, conta Brann. Você pode realizar de 10 a 15 repetições dessa postura uma vez por dia ficando de quatro e alternadamente arqueando e arredondando as costas enquanto inspira e expira. Finalmente, se possível, modifique sua rotina: quanto mais tempo você ficar em pé, mais forte será a dor, pois o estresse de carregar esse peso extra pode causar dores nas costas e má postura.

Ciática

O que é isso

A ciática é uma dor dor aguda, que parecem facadas nas nádegas, pernas e coxas. Felizmente, apenas 1% de todas as mães já passaram por isso.

Por que isso acontece

Infelizmente, desenvolver ciática é jogo de sorte e azar. À medida que seu filho cresce dentro da sua barriga, a cabeça do bebê pode acabar pressionando o nervo ciático e causar inchaço ou hérnia de disco, o que é resumido por um sério “ai!” na gestação.

O que fazer sobre isso

“Eu digo às mulheres para sentar sobre uma bola de tênis em uma superfície dura”, diz a Dra. Warhus. “Que resulta em uma massagem profunda e ajuda a aliviar a dor”. Também, embora você não seja capaz de prevenir a ciática depois dela ocorrer, você pode controlar a sua dor com maior facilidade ao manter a forma e evitar o ganho de peso em excesso, diz o Dr. Atlas.

Claro, todos nós sabemos que a dor nas costas e no quadril pode ser difícil de controlar. Mas aqui está a boa notícia: é tudo temporário. “Meu desconforto desapareceu após o nascimento e me deixou  com um lindo pacote como recompensa”.

5 vezes para chamar um médico sobre a sua dor nas costas

Muitas mulheres grávidas presumem que as dores nas costas simplesmente fazem parte dos 9 meses da gestação. Pode ser dolorido, mas a dor extrema, não é normal. Ligue para o seu médico se você tiver algum dos seguintes sintomas:

  • Sua dor é muito forte;
  • Os analgésicos normais não aliviam os sintomas;
  • Você perde a sensibilidade na virilha;
  • A dor se espalha por baixo das suas costelas;
  • Você tem dor nas costas acompanhada de febre ou manchas.

4 maneiras de prevenir dores nas costas

Não tem certeza se usar salto alto vai te machucar? Uma dica de antemão: vai. Aqui está uma lista útil do que evitar se você estiver com dor nas costas:

  • Usar salto alto – qualquer coisa com mais de 1 a 1 1/2 polegadas pode te causar dor. O salto alto muda drasticamente o centro de gravidade para a frente, causando tensão indevida nos músculos das costas.
  • Levantar objetos pesados – cerca de 7 kg é o máximo. Seus músculos ficam mais relaxados durante a gravidez, então você corre um risco maior de tensioná-los ao levantar pesos.
  • Ficar com a coluna curvada para frente – a má postura aumenta a tensão nos músculos das costas.
  • Testar um novo treino – a gravidez não é um momento para fazer experiências com seu corpo. Isso pode resultar em ferimentos.

Matéria traduzida por Letícia Mutchnik, filha de Sofia e Christiano, estagiária na Pais&Filhos

Tags: dor nas costasdor nas costas na gravidezGestaçãoGravidezmotivospfnoinstasintomas
Compartilhar5Tweet3Compartilhar1Enviar
PRÓXIMO
Mônica Benini e Junior Lima estão esperando por uma menina

Mônica Benini mostra tamanho da barriga aos 5 meses de gravidez

Enem 2025: TikTok promoverá aulões gratuitos em salas de cinema
Família

Enem 2025: TikTok promoverá aulões gratuitos em salas de cinema

Por Renata Fiedler
22 de outubro de 2025
0

O TikTok vai transformar o estudo para o Enem em uma experiência diferente e divertida. A plataforma vai promover o...

Leia maisDetails
Pai e filho jogando um jogo.

Hora do jogo! 5 games de PS4 e PS5 para a família

22 de outubro de 2025
Persinagens da animação Guerreiras do K-Pop, filme da Netflix

Guerreiras do K-Pop: filme da Netflix ganha linha de brinquedos

22 de outubro de 2025
Tecido costurado com linha vermelha representando a infecção pós-cesariana.

Quais são os sinais de infecção depois da cesariana?

22 de outubro de 2025
Criança pulando em um campo

10 nomes de bebês que significam “luz”

22 de outubro de 2025
  • 18º Seminário Internacional Pais&Filhos – Mãe (não) é tudo igual
  • Fale Conosco
  • Página Inicial
  • Política de Privacidade
  • Quem Somos
  • Termos de Uso

© Brasil MN Manchete Editora 2023 - Todos os direitos reservados | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • 19° Seminário
  • Família
  • Criança
  • Bebês
  • Gravidez
  • Notícias
  • Clube Pais&Filhos

© Brasil MN Manchete Editora 2023 - Todos os direitos reservados | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.