Durante a gravidez, muitas coisas mudam no dia a dia da mulher. Uma delas é que passa a ser uma necessidade ler o rótulo dos produtos que são consumidos para ter certeza de quais são os componentes presentes na fórmula e se algum pode ser prejudicial para a saúde dela e do bebê. Quando o assunto são cosméticos, é necessário redobrar a atenção.
De acordo com a dermatologista Regina Buffman, mãe de Isabela, a grávida precisa tomar cuidado na hora de escolher os produtos de beleza – seja o mais simples até algum cosmético mais elaborado. “São permitidos sabonetes livres de ácido salicílico, vitamina C pura, ácido hialurônico, ácido glicólico com porcentagem menor que 10% e filtro solar do tipo físico (que reflete e dispersa a radiação solar)”, explica a especialista.
Quais componentes a grávida deve evitar nos produtos de beleza?
- Retinoides (comumente prescritos para tratamento de acne)
- Ureia com porcentagem acima de 3%
- Hidroquinona (substância usada para o clareamento de manchas, como melasma)
- Todos os tipos de produtos químicos para alisamentos capilares

Cuidados na hora de escolher um produto de beleza durante a gravidez
Segundo a dermatologista, o pulo do gato é sempre buscar por produtos que possuem fórmulas hipoalergênicas e livre de parabenos. Mas, antes de sair enchendo o carrinho de compras, sempre procure por um especialista no assunto e também converse com o seu médico: eles são os melhores profissionais para te orientarem sobre o que vale ou não ser usado na pele durante a gravidez.
E, assim como não é indicado passar no rosto produtos feitos para o corpo (e vice-versa) sem estar grávida, durante a gestação a regra segue a mesma. “Para o corpo, escolha sabonetes suaves. O ideal são os tipos ‘syndet’, que higienizam sem agredir a pele”, explica a dermatologista. Outra dica da especialista é hidratar bastante o corpo nas áreas em que há maior propensão para o aparecimento de estrias, como o abdômen, lombar, coxas e mamas.
Quais procedimentos estéticos a grávida pode fazer?
Mesmo que a vontade seja grande e você já seja adepta dos procedimentos estéticos antes de engravidar, o melhor a se fazer é dar uma segurada até passar por esse período. “Não recomendamos procedimentos injetáveis em geral, além de radiofrequência, criolipolise ou peelings”, detalha a Dra. Regina. A carta branca vai para a limpeza de pele, que ajuda a manter as acnes longe sem agredir ou expor a gestante a produtos que podem prejudicar a saúde dela e do bebê.
Produtos que a grávida pode usar
Agora que você já sabe quais são os componentes que devem estar fora das fórmulas dos produtos de beleza que você compra, listamos algumas sugestões de sabonetes e outros tipos de cosmésticos que estão liberados para grávidas e que foram indicados pela Dra. Regina.
Feito para peles mistas, oleosas e sensíveis, o sabonete para o rosto Dermotivin possui extratos naturais de calêndula, aloe vera e derivados do óleo de coco e tem ação emoliente, suavizante. Reduz a oleosidade e mantém o equilíbrio natural da pele. Para saber mais sobre o produto e comprar na Amazon, CLIQUE AQUI.

Para tratar os episódios de acne que podem aparecer na pele da mulher durante a gravidez, a dermatologista indica o Azelan creme, um medicamento que possui em sua fórmula ácido azelaico como princípio ativo. Esse produto ajuda a diminuir a obstrução de poros que causam cravos na pele.

Como estar grávida não é sinônimo de deixar a vaidade e o autocuidado de lado, ainda é possível usar produtos que têm função diminuir rugas e linhas de expressão. A dica é o Melorama Monoderma, uma vitamina C com ação antioxidante e que ajuda a uniformizar o tom da pele. Para comprar na Amazon, CLIQUE AQUI.

As estrias são vistas como as inimigas número um das grávidas, e por isso a hidratação na pele do corpo é fundamental para preservar a mulher ao máximo. Um produto indicado para gestantes é o Isdin Woman, que aumenta a elasticidade da pele, o que ajuda a prevenir as marcas da gravidez. Ele possui Centella Asiática, Óleo de Rosa Mosqueta e Vitamina E com ação antioxidante em sua composição e tem rápida absorção. Para comprar na Amazon, CLIQUE AQUI.

Por último, mas não menos importante: protetor solar! Esse é o item mais importante de todos quando falamos de cuidados com a pele, e por isso ele não deve ficar de lado nunca – muito menos durante a gravidez, quando há maiores chances de o melasma dar as caras. A indicação é o Bioderma Photoderm Nude Touch, que tem fator de proteção solar 50 e funciona também como base por ter pigmento. Para comprar na Amazon, CLIQUE AQUI.
