As estrias na gravidez são um dos efeitos comuns que acompanham as mudanças no corpo da mulher durante a gestação. Embora nem todas as gestantes apresentem essas marcas, a maioria acaba percebendo o surgimento ao longo do desenvolvimento do feto.
De acordo com a dermatologista Debra Jaliman, de Nova York, cerca de 90% das mulheres grávidas desenvolvem estrias em algum momento da gestação.
Pensando nisso, trouxemos 4 motivos para o surgimento das estrias durante a gravidez. As informações são do site Parents.
Mas, antes de tudo, é importante reforçar que o aparecimento dessas marcas é algo normal e esperado.
Histórico familiar
A genética é um dos principais fatores envolvidos no aparecimento de estrias na gravidez. Se sua mãe, avó ou irmãs tiveram estrias durante a gestação, as chances de você também desenvolvê-las são bem grandes.
De acordo com a Academia Americana de Dermatologia (AAD), isso acontece porque a elasticidade da pele é parcialmente determinada por fatores genéticos.
Gravidez em idade mais jovem
Outro fator que pode aumentar o risco de estrias na gravidez é a idade. Engravidar em uma fase mais jovem pode deixar a pele mais vulnerável ao rompimento das fibras, por ser naturalmente mais firme e menos maleável.
Isso acontece por causa da tensão que a pele jovem sofre com as rápidas mudanças corporais, o que favorece o surgimento das marcas.
Ganho de peso acelerado
O aumento de peso é esperado durante a gravidez, mas, quando acontece de forma rápida, gera impactos maiores na pele. Esse estiramento acelerado pode ultrapassar a capacidade de adaptação da pele, resultando em estrias.
Vale lembrar que o mesmo efeito é observado durante a puberdade, outro período de crescimento acelerado. Em adolescentes, o surgimento de estrias chega a variar entre 6 e 86%, dependendo do ritmo de crescimento.
Presença de estrias durante a adolescência
Se você teve estrias na adolescência, principalmente em áreas como glúteos, seios, abdômen ou coxas, há uma grande possibilidade de que sua pele tenha uma predisposição maior ao rompimento das fibras durante a gravidez.
Alterações hormonais típicas desse período podem tornar a pele mais frágil. Como explica o dermatologista Dendy Engelman, os hormônios afetam a estrutura da pele, deixando-a mais propensa a lacerações.
Como prevenir?
Mesmo que as estrias na gravidez sejam muito comuns, há formas de minimizar seu surgimento ou reduzir sua intensidade. Manter a pele sempre hidratada com cremes específicos, beber bastante água e controlar o ganho de peso são boas práticas.
Não se preocupe com as estrias, é normal
Por mais que as estrias incomodem esteticamente, muitas mães aprendem a vê-las como parte da história de gerar uma nova vida. Milhares de mulheres desenvolvem estrias durante a gestação, e isso não diminui em nada a beleza da maternidade.
Seja uma parceira do Clube Pais&Filhos e faça uma renda extra!
Lançamos um programa de afiliados no Clube Pais&Filhos, onde você encontra uma curadoria especial de produtos que acompanham cada fase — da gestação à infância — com descontos de até 50%. Você pode começar agora mesmo a faturar em cima dessas vendas e garantir um lucro de até 18%.
Quer ser nossa afiliada? Clique aqui e faça parte!
Leia mais
- 3 motivos que podem levar a um falso positivo no teste de gravidez
- Quais são as melhores posições para dormir na gravidez?








