Gravidez

Estudo mostra como o tipo de parto afeta as bactérias do bebê no futuro

Getty Images

Publicado em 24/09/2019, às 13h58 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


(Foto: Getty Images)

A revista científica Nature publicou na última quarta-feira, 18 de setembro, um dos maiores estudos sobre o microbiota de recém nascidos, o qual confirmou grandes diferenças entre a diferença entre os partos normais e cesáreas.

A pesquisa foi liderada pelo Dr. Nigel Field da University College de Londres, o qual analisou a microbiota de 596 bebês durante o primeiro ano de vida, revelou também que crianças nascidas por cesárea também apresentam maior risco de asma, alergias ou obesidade ao longo da vida.

Os resultados mostram que a microbiota de crianças nascidas por cesariana são bem diferentes daqueles que tiveram o parto normal. Além disso, os resultados mostraram que os micróbios do ambiente hospitalar são mais abundantes e algumas são até resistentes a antibióticos. 

“Esses micróbios são oportunistas, embora não tenham por que causar uma infecção, existe esse risco se o sistema imunológico do bebê estiver debilitado ou se acabarem no órgão errado [como a corrente sanguínea]”, explicou Nigel sobre os micróbios hospitalares.

Nigel também afirmou que cerca de 30% da microbiota de bebês nascidos por cesárea é constituída por micróbios hospitalares, enquanto em partos normais é apenas 10%.

Aliás, os pesquisadores acreditam que o parto influencia possíveis complicações de saúde ao lango da vida. “Os principais estudos sobre o tipo de parto observaram que a cesariana aumenta o risco de asma e de alergias em cerca de 30%”, disse Field. Ele afirmou que mais pesquisas devem ser concluídas para que tenham certeza da conexão direta ou se é apenas uma correlação.

Naturalmente, as crianças devem receber essa microbiota, pois o sistema imunológico do bebê precisa distinguir quais são os micróbios saudáveis dos perigosos. Essa transferência ocorre durante o trabalho de parto, quando o bebê passa pelo canal vaginal da mãe. A microbiota das crianças começa a se equilibrar somente a partir do primeiro ano de vida das crianças. 

Fique por dentro do conteúdo do YouTube da Pais&Filhos:

Leia também:

Criança herda inteligência da mãe, diz estudo

Estudo mostra que gentileza e incentivo dos pais melhoram notas dos filhos 

Estudo revela que cerca de 20% dos pais são chamados de “ruins”

Mais lidas

Notícias

Foto mostra que Nicolas Prattes 'escondeu' barriguinha de Sabrina Sato antes da notícia de gravidez

Família

Emocionante! Pais viajam mais de 10 mil quilômetros para adotar filha e ela mostra todo o processo

Família

Filha de Ana Maria Braga tem vida simples no interior de São Paulo longe da fama: veja foto inédita

Notícias 📣

Edu Guedes fala sobre primeiro filho com Ana Hickmann: "Deus vai escrevendo as coisas"

Família

Antes e depois de mãe da 3ª filha de Neymar surpreende: "Mudou o DNA"

Notícias

Jade Magalhães impõe condição para morar com Luan Santana após gravidez

Imperdível

Ofertas do dia: até 51% de desconto no smartphone POCO X6 Pro

Família

Ana Paula Arósio não fala com a mãe que vive em asilo há anos e perdeu enterro do pai


Palavras-chave
Família Saúde Mãe