Qualquer mulher que já tenha passado por uma gestação sabe o que é lidar com o enjoo. Porém, um estudo confirmou que existem alguns benefícios surpreendentes que vêm junto com esses efeitos colaterais. A ideia de que o enjoo possa indicar uma gravidez saudável não é novidade e, para esse estudo, os pesquisadores observaram cerca de 800 mulheres grávidas.
De acordo com as descobertas, publicadas na JAMA Internal Medicine, as mulheres que tiveram enjoo na 8ª semana de gestação tiveram 75% menos chances de sofrerem abortos. A epidemiologista Stefanie Hinkle disse à Science Alert: “Nosso estudo avalia os sintomas desde as primeiras semanas de gravidez, imediatamente após a concepção e confirmamos que existe uma relação entre os enjoos e um menor risco de perda do bebê”.
É importante lembrar que esses estudos medem estatísticas, não causas e efeitos. Claro, você deve ter em mente que, embora o enjoo possa ser um bom sinal durante a gravidez, a falta dele não significa de que tem alguma coisa de errado com a sua gestação. “Nem todas as gravidezes são iguais e cada mulher é diferente”, conclui Stefanie.
Leia também:
6 sintomas estranhos da gravidez que você não conhecia
Marília Mendonça reclama de problema na gravidez e prova que não perde a piada
Estudo defende que esperma pode prevenir pré-eclâmpsia e enjoos matinais durante a gravidez