Gravidez

Comer alimentos ricos em açúcar e gordura antes da gravidez pode mudar a composição do leite materno

iStock

Publicado em 29/09/2022, às 08h17 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


A Academia Americana de Nutrição e Dietética recomenda que as mulheres em período fértil, estando grávidas ou não, adotem métodos mais saudáveis de alimentação nos períodos de gestação e amamentação.

Cientistas da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, fizeram um estudo inicial em animais e averiguaram o resultado de uma alimentação rica em açúcar e gordura, que corresponde ao níveis calóricos do fast food, durante as três semanas antes da gestação. Os resultados apontaram que houve uma alteração na constituição proteica do leite das mãe colaboradoras, mesmo que o consumo tenha acontecido antes da gravidez.

“Sabe-se que a composição do leite humano é influenciada pela alimentação da mãe durante a lactação. Este estudo demonstrou alterações na composição das proteínas. Porém, em humanos, os estudos anteriores relacionam alimentação materna principalmente com alterações nos componentes lipídicos do leite materno e não na composição das proteínas. Mais estudos são necessários para confirmar esta alteração também em humanos”, explica a nutricionista Vanessa Ramis Figueira, do Banco de Leite do Hospital Israelita Albert Einstein, em entrevista ao UOL. 

Uma boa alimentação por parte da mãe faz com que o leite materno seja mais saudável para o bebê (Foto: iStock)

Alimentação na gravidez

Um estudo publicado no jornal inglês British Medical Journal avaliou os resultados de 44 pesquisas e chegou à conclusão de que uma dieta regrada é mais eficiente para grávidas acima do peso do que exercício. “A mãe deve ter uma dieta saudável com o pensamento de comer bem, e não comer bastante”, explica Élvio Floresti Junior, ginecologista obstetra e diretor do Centro Médico Floresti, pai de Gabriela, Guilherme e Victor.

Alimentos ricos em proteínas são indicados pelos médicos para as mães (Foto: Shutterstock)

No primeiro trimestre da gestação, as vitaminas e minerais são indispensáveis para garantir a formação das estruturas do bebê. “O ácido fólico, por exemplo, ajuda na formação do tubo neural e é encontrado principalmente nos vegetais de cor verde-escura”, afirma Kátia Ushiama, nutricionista clínica no Hospital Neomater, mãe de Mayumi. O consumo de proteínas também é necessário. Grãos como feijão, ervilha, grão-de-bico, soja e lentilha podem ser incluídos na dieta. Veja quais são os nutrientes fundamentais para cada trimestre da gestação.

Assista ao POD&tudo, o podcast da Pais&Filhos, com Bia e Branca Feres:

Mais lidas

Notícias

Heloísa Périssé termina casamento após fala sobre frequência na cama que gerou polêmica

Notícias

Princesa Charlotte pode perder o título de princesa após situação com Rei Charles

Notícias

Ciclone extratropical poderá atingir regiões do Brasil nesta semana

Notícias

João Guilherme dá presente inusitado para filhas de Virginia Fonseca

Notícias

Perlla desabafa após marido pedir separação depois de deixar a prisão: "Saindo com a mão vazia"

Notícias

Anitta posta foto com barriga de grávida e pega fãs de surpresa: "Era pra manter segredo"

Notícias

Ex-jogador do Real Madrid descobre que não é pai da filha após tatuar o nome da bebê

Notícias

Filho caçula do cantor Leandro vai a festa de Maria Flor e chama atenção pela semelhança com o pai


Palavras-chave
Bebê Saúde pfnoinsta Alimentação Desenvolvimento Gravidez Amamentação Maternidade Mãe estudo