Gravidez

Gengivite na gravidez: o que é, sintomas e como tratar a inflamação e sangramento na gengiva

A gengivite durante a gravidez é uma condição muito comum e que costuma atingir mulheres a partir do segundo mês de gestação - Freepik
Freepik

Publicado em 31/08/2022, às 07h47 por Cecilia Malavolta, filha de Iêda e Afonso


As mudanças que acontecem com a mulher durante a gravidez vão além do que os olhos conseguem enxergar – e do que, muitas vezes, imaginamos. Caracterizada por inflamação e sangramento na gengiva, a gengivite gravídica é uma condição comum que acomete gestantes e que pode causar bastante desconforto, além de causar incômodos estéticos.

A gengivite na gravidez é causada pelo aumento da progesterona e costuma aparecer com maior frequência a partir do segundo mês de gestação. Além da produção hormonal se regular para comportar o novo momento que a mulher está vivendo, outros fatores que podem influenciar o aparecimento do problema são a falta de cuidados com a higiene bucal antes e depois da gravidez e o sobrepeso.

Sintomas de gengivite na gravidez

  • Dor e sensibilidade nos dentes
  • Gengiva avermelhada
  • Sangramento gengival
  • Gosto ruim na boca
  • Mau hálito
A gengivite durante a gravidez é uma condição muito comum e que costuma atingir mulheres a partir do segundo mês de gestação
A gengivite durante a gravidez é uma condição muito comum e que costuma atingir mulheres a partir do segundo mês de gestação (Foto: Freepik)

Não é motivo para vergonha

Cuidar da higiene bucal é uma das primeiras coisas que aprendemos na vida e faz parte constante da rotina: após acordar, antes de dormir e depois das refeições, o hábito de escovar os dentes bate ponto todos os dias. Por isso, é importante reforçar que o aparecimento de um quadro de gengivite durante a gravidez não significa que você não toma cuidados o suficiente e que isso não é motivo de vergonha.

Branca Feres, ex-atleta do nado sincronizado e grávida de Nicole, sua primeira filha, precisou fazer um tratamento após identificar que estava com gengivite gravídica: “Minha gengiva começou a sangrar muito desde o começo da gravidez toda vez que eu escovava os dentes e passava fio dental, e isso foi aumentando. Quando ela começou a crescer, a ponto das pessoas falarem que eu estava com comida no dente, eu procurei ajuda de um profissional”, contou à Pais&Filhos.

Importância dos cuidados bucais para a saúde da grávida

Especialista em implantes dentários, membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética, o Dr Sidnei Goldmann, pai de Natan, Helena e Maia explica que a saúde bucal da grávida está diretamente ligada a uma gestação tranquila. “A gravidez está relacionada a várias mudanças no corpo, e algumas delas podem prejudicar dentes, língua e gengiva.  Por isso, é preciso ter cuidados especiais com a boca. Uma higiene bucal adequada, o uso diário do fio dental, uma alimentação equilibrada e visitas periódicas ao dentista vão ajudar a minimizar problemas”, explica o dentista.

Assim como a mulher deve realizar um acompanhamento com o obstetra desde o momento da descoberta da gravidez até o parto, também é necessário se consultar com um odontologista durante a gestação para garantir que tudo corra bem com a saúde dela e não influencie a saúde do bebê.

Assim como o acompanhamento com o obstetra é fundamental durante a gravidez, o pré-natal odontológico não pode ser deixado de lado
Assim como o acompanhamento com o obstetra é fundamental durante a gravidez, o pré-natal odontológico não pode ser deixado de lado (Foto: Freepik)

Tratamento para gengivite na gravidez

Conforme o quadro de inflamação de Branca aumentava, mais ela desconfiava de que algo estava errado: “Como a gengiva estava muito grande e inchada, eu comecei a achar muito esquisito e muito incômodo. Eu comia uma maçã e ficava com gosto de sangue na boca. Aí eu tomei uma atitude e fui fazer um tratamento”.

Dr. Goldmann explica que, inicialmente, o tratamento para a gengivite na gravidez é simples: escovar os dentes pelo menos três vezes por dia. “Escolha uma escova macia e faça movimentos gentis ao escovar. O uso do fio dental é importante em todas as escovações e é permitido usar também enxaguante bucal sem álcool pela manhã e ao deitar”, orienta o especialista.

Mas, ainda assim é possível que o quadro não amenize e seja necessário realizar uma intervenção cirúrgica – como foi caso de Branca Feres. “Se as gengivas estiverem hiperplasiadas, com o volume aumentado, muito inchadas e mesmo com o tratamento não acontecer a melhora em até um mês, pode-se fazer uma gengivoplastia, caso necessário”, explica o Dr. Goldmann.

Cuidados com a saúde bucal após o nascimento do bebê

“Após o nascimento do bebê, é fundamental continuar com escovação e cuidados adequados”, explica o odontologista – que reforça a importância de também levar a criança ao dentista assim que o primeiro dente nascer. Enquanto isso não acontece: “Limpe a gengiva com uma gaze ou fralda de pano, evitando acúmulo de sujeira e placa bacteriana. A mãe deve manter os cuidados dela e da criança com orientações e auxílio de um dentista especializado”.


Mais lidas

Heloísa Périssé e Mauro Farias - (Foto: Reprodução/Instagram)

Notícias

Heloísa Périssé termina casamento após fala sobre frequência na cama que gerou polêmica

(Foto: Reprodução/Instagram)

Notícias

Princesa Charlotte pode perder o título de princesa após situação com Rei Charles

(Foto: Reprodução/ Defesa Civil)

Notícias

Ciclone extratropical poderá atingir regiões do Brasil nesta semana

(Foto: Reprodução/Instagram)

Notícias

João Guilherme dá presente inusitado para filhas de Virginia Fonseca

(Foto: Reprodução/Instagram)

Notícias

Perlla desabafa após marido pedir separação depois de deixar a prisão: "Saindo com a mão vazia"

(Foto: Reprodução/Instagram)

Notícias

Anitta posta foto com barriga de grávida e pega fãs de surpresa: "Era pra manter segredo"

(Foto: Reprodução/Instagram)

Notícias

Ex-jogador do Real Madrid descobre que não é pai da filha após tatuar o nome da bebê

(Foto: Reprodução/Instagram)

Notícias

Filho caçula do cantor Leandro vai a festa de Maria Flor e chama atenção pela semelhança com o pai

Compartilhe:

FacebookTwitterWhatsApp