Tammy Hembrow, de 27 anos, é uma influenciadora digital da Austrália e está grávida de 6 meses. No entanto, ela chamou a atenção da internet ao fazer um vídeo contraindo o abdômen para fazer com que a barriga não apareça.
No registro, a jovem aparece em uma pose relaxada com a mão na barriga e, em seguida, contrai totalmente o abdômen para aparecer plana. O vídeo alcançou mais de 16 milhões de visualizações. A publicação gerou diversos comentários de pessoas questionando sobre a saúde do bebê. “Nossa, seu filho está vivo?”, disse um.
No entanto, especialistas afirmam que contrair o abdômen durante a gravidez é inofensivo quando feito por curtos períodos de tempo. Além disso, também ressaltam que em determinadas condições e manter o método por mais tempo não é recomendado.
Recentemente, uma mãe também compartilhou o método nas redes sociais e afirmou que ele pode deixar a barriga “lisa” após a gestação. “Todos os meus amigos riram de mim quando eu contraía a barriga com oito meses de gravidez. Mas isso salvou minha parede abdominal e meu estômago voltou ao normal após o nascimento”, contou.
“Minha parteira realmente queria que eu fizesse isso enquanto estava grávida, porque era uma gestação de gêmeos e não conseguia me exercitar muito, por não conseguir queimar as calorias extras”, disse. “O objetivo de praticar esse exercícios, era o de evitar a diástase dos retos, que é quando seus abdominais se separam”, afirmou. “Mesmo praticando isso e fazendo caminhadas e exercícios, ainda consegui um pouco. Eu tenho uma pequena separação aqui, mas honestamente acredito que fazer esse exercício ajudou muito”, continuou. Leia a matéria completa aqui.
É necessário sempre entrar em contato com um médico ou pediatra antes de praticar qualquer método indicado por outras pessoas. Profissionais da área da saúde saberão indicar o que for melhor para cada pessoa, de acordo com suas condições fisiológicas.