
Maria Eduarda Lopes Alves fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aos 9 meses de gravidez. Ela saiu de Goianésia para realizar a prova em Belém, que fica à 350km de distância. Mesmo sabendo que a criança poderia nascer a qualquer momento, ela disse que aprendeu a lidar com a ansiedade.
A estudante tem o sonho de conseguir uma vaga em Agronomia e contou um pouco sobre a trajetória em entrevista ao G1: “Esse é um momento especial. São duas realizações na minha vida: Entrar na universidade e ter o meu primeiro filho. Agora é torcer pra fazer uma boa prova e não passar mal enquanto faz as questões”.

O segundo e último dia de prova aconteceu ontem, 10 de novembro, e Maria quer estudar na Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra). Sobre a preparação para os testes, a jovem disse que aprendeu a passar pelas dificuldades: “A preparação pra prova foi difícil. Lidar com a ansiedade, além de estudar pras provas e conciliar isso tudo com os cuidados com a gravidez“, contou.
“A experiência de fazer a prova na companhia do meu bebê é bem emocionante. Eu tô bem ansiosa, mas mesmo assim tá tudo sob controle. São muitos acontecimentos e muita coisa boa na minha vida, graças a Deus”. Maria Eduarda disse que a previsão do parto será para a próxima terça-feira, 12 de novembro.
Leia também:
Grávida que estava prestes a dar à luz durante Enem conta se conseguiu fazer segunda prova
Grávida de sete meses perde Enem após chegar atrasada para fazer a prova
Grávida faz Enem sabendo que a filha poderia nascer a qualquer momento durante a prova