Em Haslet, no Texas (EUA), Katie Sturm, 27 anos, estava com apenas três meses de gestação dos quadrigêmeos, quando teve uma convulsão no trabalho. Ao ser levada para o hospital, a gestante, que já tem um filho de 3 anos, descobriu que tinha um glioma, um tipo de tumor no cérebro e na medula espinhal que poderia ser fatal.

No hospital, UT Southwestern, em Dallas, os médicos preferiram remover o tumor rapidamente, mas estavam preocupados com a segurança dos bebês, já que era uma cirurgia de de risco. “Quando descobri que teria quadrigêmeos, chorei por dois dias”, disse Katie, em entrevista para o Dallas News, com a família e a equipe médica.
Os bebês não foram concebidos por fertilização in vitro e os médicos disseram que a gestação de Katie, de quadrigêmeos, era um caso raro. Quando descorbiu o tumor, a mãe ficou chocada, mas como o glioma parecia estar crescendo lentamente, os médicos planejaram esperar para operar até o nascimento dos bebês.
Porém, rapidamente os planos mudaram, pois Katie teve uma nova convulsão em casa. O marido da gestante, Chris Sturm, ficou extremamente assustado com o quadro da esposa. “Basicamente, tivemos que jogar o plano inicial pela janela”, contou.

Já no mês de março, Katie fez a cirurgia sem complicações. A operação aconteceu no segundo trimestre da gestação. Depois, a mãe conseguiu se recuperar em casa durante o isolamento social. Com 32 semanas, os médicos disseram que já estava no momento de ela dar à luz. O hospital se preparou para o parto por quase dois meses, porque esse momento exigiria uma série de profissionais da saúde. No dia do parto, uma equipe com 21 membros ajudou Katie a dar à luz. Os bebês, Austin, Daniel, Jacob e Hudson, chegaram em 3 de julho por um parto cesárea.
Os bebês permaneceram na UTI neonatal para ganhar peso. Austin e Jacob ficaram por um mês, Daniel foi para casa cerca de uma semana e meia depois e Hudson ficou por quase dois meses no hospital. “Não existe um manual de instruções para quadrigêmeos. Não há nenhum livro que diga: ‘É assim que você faz isso’. É apenas uma espécie de ‘Aqui estão os bebês’ ”, disse Chris Sturm.