• 19° Seminário
  • Família
  • Criança
  • Bebês
  • Gravidez
  • Notícias
  • Clube Pais&Filhos
Sem resultado
Veja todos os resultados
pais e filhos
  • 19° Seminário
  • Família
  • Criança
  • Bebês
  • Gravidez
  • Notícias
  • Clube Pais&Filhos
Sem resultado
Veja todos os resultados
pais e filhos
Sem resultado
Veja todos os resultados
Início Gravidez

Mãe é diagnosticada com câncer raro após dar à luz primeiro filho: “Tiveram que pesquisar no Google”

Por Redação Pais&Filhos
20/05/2022
Em Gravidez
A mãe descobriu o câncer 10 semanas após dar à luz primeiro filho

A mãe descobriu o câncer 10 semanas após dar à luz primeiro filho Reprodução/ Darlene Lynch/CATERS NEWS

Share on FacebookShare on TwitterEnviar

Uma mãe está lutando por sua vida depois de ser diagnosticada com câncer causado pela gravidez. Darlene Lynch, 32, e seu parceiro Nigel Bermingham, 34, deram as boas-vindas ao primeiro filho Cillian em dezembro de 2021, mas tinham apenas 10 semanas para desfrutar da paternidade antes de Darlene ser levada às pressas para o hospital com hemorragia grave.

No hospital, Darlene ficou chocada ao saber que havia sofrido uma gravidez molar – um tumor não canceroso que se desenvolve no útero como resultado de uma gravidez inviável. Os médicos não tinham certeza se isso havia se formado a partir de parte da placenta ou se o recém-nascido provavelmente tinha um gêmeo que não havia se desenvolvido completamente.

Depois de inicialmente ser informada de que o tumor era pré-canceroso, a assistente social Darlene, que agora mora em South Melbourne, Victoria, na Austrália, descobriu que na verdade estava lutando contra uma forma rara de câncer chamada coriocarcinoma, que afeta apenas uma em cada 160.000 gestações. Darlene, que é originalmente de Croghan, County Offaly, na Irlanda, mas se mudou para a Austrália em 2012, disse ao jornal The Mirror: “Quando fui diagnosticada pela primeira vez, foi difícil, mas não tive tempo para pensar sobre isso. Fui ao hospital na segunda-feira, na sexta tive o diagnóstico e no sábado comecei o tratamento.”

A mãe descobriu o câncer 10 semanas após dar à luz primeiro filho
A mãe descobriu o câncer 10 semanas após dar à luz primeiro filho (Foto: Reprodução/ Darlene Lynch/CATERS NEWS)

“Quando o oncologista disse que era câncer, ficamos chateados, meu parceiro provavelmente ficou muito mais chateado do que eu porque eu já estava meio preparado. Acho que na minha cabeça eu já achava que era câncer, então estava pensando no que fazer a seguir. Eu estava meio focada enquanto meu parceiro ainda estava processando e ele se sentiu bastante desamparado em tudo, e quando você está lidando com um ente querido, você não sabe o que fazer.”

LeiaMais

Imagem de um coco

Por que você deveria beber água de coco durante a gravidez?

20 de outubro de 2025
Barriga de mulher grávida, deitada

6 dicas para aliviar o inchaço nas pernas na gravidez

20 de outubro de 2025
mulher com cólica, apoiando o braço em uma mesa

É possível menstruar durante a gravidez?

19 de outubro de 2025
Como reconhecer os sinais de dor na gravidez ectópica.

Como reconhecer os sinais de dor na gravidez ectópica

19 de outubro de 2025

“Eles não têm 100% de certeza se Cillian tinha um gêmeo que ficou adormecido e não apareceu até depois que ele nasceu, ou se foi formado a partir de parte da placenta. Mas eles não foram capazes de fazer uma biópsia para determinar isso, pois meu corpo criou quatro anticorpos, o que significa que não consegui transfusões de sangue para uma operação. É difícil ser uma mãe de primeira viagem e você sente que esse tempo foi tirado um pouco, e isso pode ser difícil. Eu tinha a intenção de fazer parte de grupos de mães e levá-lo para aulas de natação, e não posso fazer isso porque há um alto risco de infecção”.

A mãe foi confrontada com a notícia de que o câncer havia se espalhado para os pulmões quando diagnosticado pela primeira vez em março de 2022, no entanto, através de uma quimioterapia extenuante, Darlene recebeu a notícia de que os tumores agora diminuíram pela metade. Ao longo de suas visitas ao hospital para tratamento, Darlene encontrou enfermeiras que ficaram intrigadas com o câncer raro, com muitos até tendo que pesquisar no Google o que era.

A mãe foi diagnosticada com um câncer raro chamado coriocarcinoma
A mãe foi diagnosticada com um câncer raro chamado coriocarcinoma (Foto: Reprodução/ Darlene Lynch/CATERS NEWS)

Ela disse: “Quando eu estava na enfermaria, eu falava com as enfermeiras e elas diziam: ‘não ouvimos falar disso antes, não tivemos casos antes e eles diziam: ‘nós temos que pesquisar no Google’. Então, às vezes, quando estou falando com algumas enfermeiras, elas nunca ouviram falar disso antes. Mesmo alguns dos médicos tiveram apenas alguns casos antes, mesmo um médico teve apenas um caso antes. É bem raro.”

“Ele pode viajar para o cérebro, o cérebro é o próximo lugar para onde vai, mas tive muita sorte de não ter ido para lá ainda. E o medo era que essas massas têm uma tendência a sangrar, é por isso que tive tanto sangramento e se tivesse ido para o cérebro ou se houvesse massas maiores no pulmão, seria bastante perigoso. A última vez que estive no hospital, tive alguns problemas com meu peito, eles pensaram que eu poderia ter um coágulo no pulmão.”

“Então, eu tive que fazer uma tomografia computadorizada, felizmente não tive nenhum coágulo, mas pelos exames, eles puderam ver que os tumores haviam diminuído pela metade”. Devido à raridade do coriocarcinoma, Darlene usou o Instagram para conscientizar sobre a condição, compartilhando sua história e prestando apoio a outras pessoas.

Ela disse: “Acho que no começo senti que era um diagnóstico realmente isolado porque não consegui encontrar nada sobre isso. Através da minha página do Instagram, pessoas de todo o mundo entraram em contato comigo que já tiveram isso antes e que passaram e estão passando por tratamento. Ele pode ajudar outra pessoa de qualquer forma, não é apenas para mim, está lá para fornecer informações precisas sobre coriocarcinoma e serviços de suporte junto com minha história. Tive tanta sorte de ter minha pequena família e Cillian, eles são brilhantes e fantásticos, tenho muita sorte.”

Tags: Câncer RarocoriocarcinomaGravidezMãeprimeiro filho
Compartilhar5Tweet3Compartilhar1Enviar
PRÓXIMO
A cachorra lutou contra o leão das montanhas para proteger a tutora

Cachorra salva tutora de ataque de leão em ato de bravura: “Lutaram por alguns segundos”

Megafone em um fundo roxo representando a comunicação infantil.
Criança

5 formas de melhorar as habilidades de comunicação do seu filho

Por Laura Krell
20 de outubro de 2025
0

A comunicação durante a infância é encantadora, mas também pode ser um pouco confusa. Enquanto algumas crianças começam a tagarelar...

Leia maisDetails
Flores em um fundo azul representando as alergias respiratórias da primavera.

Alergias respiratórias na primavera: saiba quando se preocupar

20 de outubro de 2025
Torta de bolacha Maria em um prato branco.

Torta de bolacha Maria: confira o passo a passo

20 de outubro de 2025
Tempurá de legumes.

Receita rápida de tempurá de legumes

20 de outubro de 2025
Imagem de um coco

Por que você deveria beber água de coco durante a gravidez?

20 de outubro de 2025
  • 18º Seminário Internacional Pais&Filhos – Mãe (não) é tudo igual
  • Fale Conosco
  • Página Inicial
  • Política de Privacidade
  • Quem Somos
  • Termos de Uso

© Brasil MN Manchete Editora 2023 - Todos os direitos reservados | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • 19° Seminário
  • Família
  • Criança
  • Bebês
  • Gravidez
  • Notícias
  • Clube Pais&Filhos

© Brasil MN Manchete Editora 2023 - Todos os direitos reservados | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.