Gravidez

Médica faz sucesso ao eternizar placenta em obra de arte

(Foto: reprodução/TikTok)

Publicado em 11/11/2023, às 12h36 por Yulia Serra


Compartilhe:


Uma médica viralizou nas redes sociais ao ter suas obras de artes expostas. Isso porque não se trata de desenhos comuns, mas com significados muito especiais: a profissional utiliza a placenta das mães para eternizar esse momento em um desenho lindo e bastante colorido. 

E se esse já não fosse um motivo especial por si só, a história ganhou um toque a mais por se tratar de um bebê arco-íris, ou seja, que vem após a mãe sofrer alguma perda gestacional anterior. O vídeo foi compartilhado pela Eliza Lommez sem muita pretensão, como ela mesma comentou nos stories. 

O carimbo de placenta tem feito sucesso (Foto: reprodução/TikTok)

 

Na gravação é possível ver a médica retirando a placenta do papel, formando um desenho nos tons do arco-íris que se assemelha a árvore da vida. Nos stories Eliza comemorou: "Meu vídeo tem mais de 1 milhão de visualizações do nada". 

Carimbo de placenta: o que é e como fazer a arte da “árvore da vida”

Durante a gestação, a placenta é a principal responsável pela saúde do bebê e trocas de oxigênio e nutrientes entre a mãe e ele. Esse anexo embrionário, fundamental para o desenvolvimento do feto ao longo dos 9 meses em que está dentro do útero, atua como um filtro para diversas substâncias, além de produzir hormônios responsáveis pela manutenção da gravidez e faz a função de outros órgãos importantes, como o rim, pulmão e fígado.

Depois do parto, quando o recém-nascido chega ao mundo, o corpo da mulher também precisa expelir a placenta – é praticamente um segundo nascimento. O que é feito com essa parte tão essencial para a continuidade da gestação varia muito de pessoa para pessoa: alguns simplesmente a descartam, outras comem pedaços dela; alguns optam por transformar a placenta em uma cápsula para ser ingerida. E há quem faça dela, uma obra de arte.

Canal da Pais&Filhos no WhatsApp

Quer receber as principais notícias da Pais&Filhos diretamente no seu WhatsApp? É muito fácil: basta clicar AQUI para seguir o canal. Não esqueça de ativar as notificações para não perder nenhum conteúdo por lá, ok?

Você provavelmente já viu maternidades que, juntamente do bebê, entregam para aquela nova mãe um quadro com um desenho colorido do órgão. É o carimbo de placenta, que virou febre e uma maneira carinhosa de eternizar o momento do nascimento do bebê. Chamada de “árvore da vida”, o carimbo de placenta pode ser feito de várias maneiras: enquanto alguns lugares apenas encostam o anexo embrionário em um papel específico ou tela de quadro, deixando que ele marque a superfície com os seus próprios fluidos, outros optam por passar tinta colorida para que arte fique ainda mais especial.

Quem deve realizar o carimbo de placenta é um profissional que tenha acompanhado seu parto: uma enfermeira obstetra, doula, parteira, seu médico de confiança… com o acompanhamento deles, você e seu parceiro (ou parceira) podem também colocar a mão na massa e criar a arte. Para isso, os itens necessários são:

Depois do nascimento do bebê e que a placenta é expelida do corpo da mulher, é preciso pegar o anexo embrionário e deixá-lo em uma superfície plana. Ajuste-o da maneira como preferir para fazer o carimbo da “árvore da vida” e, se for da sua preferência, pincele tintas coloridas nas partes em que desejar. Em seguida, pressione o papel de aquarela contra a placenta de forma que o formato dela fique marcado.

Mais lidas

Família

Poliana Rocha dá detalhes do nascimento de terceiro filho de Virginia: "Emoção"

Família

Ex-modelo húngara fala sobre resultado de teste de DNA com Neymar

Família

Virginia fala sobre data do nascimento do seu terceiro filho, José Leonardo: "Mais que especial"

Família

Roberto Justus fala sobre suposto gasto milionário em prato dos 15 anos de Rafa: "Absurdo"

Família

Ticiane Pinheiro fala sobre decisão difícil para o casamento e família: "Coração fica acelerado"

Família

Família adota criança de 12 anos e recebe surpresa de banco: “Não existia, mas criaram um jeito”

Família

Frente fria chega a São Paulo nesta semana e afeta algumas regiões do estado

Família

Antes e depois de mãe da 3ª filha de Neymar surpreende: "Mudou o DNA"


Palavras-chave
pfnoinsta Gravidez Gestação nascimento bebê arco-íris placenta