• 19° Seminário
  • Família
  • Criança
  • Bebês
  • Gravidez
  • Notícias
  • Clube Pais&Filhos
Sem resultado
Veja todos os resultados
pais e filhos
  • 19° Seminário
  • Família
  • Criança
  • Bebês
  • Gravidez
  • Notícias
  • Clube Pais&Filhos
Sem resultado
Veja todos os resultados
pais e filhos
Sem resultado
Veja todos os resultados
Início Gravidez

Mulher dá à luz 48 horas depois de descobrir que estava grávida

Por Redação Pais&Filhos
16/10/2022
Em Gravidez
A jovem não desconfiou da gravidez

A jovem não desconfiou da gravidez Reprodução/KETV

Share on FacebookShare on TwitterEnviar

Algumas mulheres relatam que acabam descobrindo a gravidez somente no momento do parto, ou até um pouco antes do nascimento do bebê! Isso soa estranho para muitas gestantes, mas não é algo tão raro quanto parece ou imaginávamos. Foi exatamente o que aconteceu com Peyton Stover, que tem 23 anos e é do Nebraska, Estados Unidos. Ela deu à luz cerca de 48 horas após saber que esperava um filho.

A jovem professora tinha acabado de começar em um novo emprego e achava que o que estava sentindo era apenas cansaço em razão da nova jornada de trabalho. Um grande inchaço nas pernas e a insistência da sua mãe a fizeram buscar ajuda médica. Foi somente nesse momento que ela e o namorado, Travis Koesters, descobriram que seriam pais pela primeira vez.

Em entrevista à agência de notícias local KETV, a mãe conta que a médica afirmou que ela havia feito dois testes de gravidez para confirmar a suspeita de que havia um bebê a caminho – e o segundo deu positivo. A professora, então, fez um ultrassom. Durante o exame, a especialista olhou direto para a tela e disse: “Você está definitivamente grávida”, relatou a jovem.

A jovem não desconfiou da gravidez (Foto: Reprodução/KETV)

A equipe médica teve que agir rapidamente, pois os rins e o fígado de Peyton não estavam funcionando corretamente e ela foi imediatamente internada no hospital, com um quadro grave de pré-eclâmpsia. A jovem mãe estava com a pressão arterial bem alta e os médicos a informaram que ela precisaria ter o bebê urgentemente.

LeiaMais

quarto de bebê

5 passos para receber seu bebê com mais leveza

19 de setembro de 2025
útero ilustrativo rosa em um fundo azul.

Colo do útero: o que toda gestante precisa saber

19 de setembro de 2025
Quarto de bebê com parede branca, berço e cômoda de madeira.

Como organizar o quarto do bebê? Veja dicas

19 de setembro de 2025
Confira 7 dicas de como deixar a casa mais segura para seu bebê.

7 dicas para deixar a casa mais segura para seu bebê

19 de setembro de 2025

Peyton passou por uma cesariana de emergência e o filho, Kash, nasceu prematuro – cerca de 10 semanas antes do esperado – pesando aproximadamente 1,8 quilos. “Se eu não tivesse vindo para o hospital naquele momento, provavelmente não teria conseguido sobreviver ao fim de semana”, ressaltou a mãe.

Ela ficou internada no Hospital Metodista Feminino, em Omaha, por cerca de uma semana. Nesse mesmo período, pôde monitorar o pequeno Kash de perto, na UTI neonatal. Segundo a jovem o bebê está ganhando peso e indo bem, porém ainda não há informações certas de quando ela e o namorado poderão levar o filho para casa.

Kash, o filho de Peyton Stover e de Travis Koesters, nasceu prematuro, pesando cerca de 1,8 quilos (Foto: Reprodução/KETV)

O casal afirmou que gostaria de ter filhos um dia e, apesar desse momento ter chegado mais cedo do que era planejado por eles, os dois estão encantados com o pequeno Kash. “Agora que eu realmente o segurei, ajudei a alimentá-lo e coisas assim, é real. Ele é realmente meu”, declarou o pai, com orgulho do bebê inesperado.

Gravidez silenciosa: é possível estar grávida e não ter nenhum sintoma?

Apesar de ser bastante raro e incomum, é possível estar grávida e nem perceber. Isso acontece por causa da gravidez silenciosa, um quadro em que a mãe só nota a gestação por volta do terceiro trimestre, ou ainda no momento do parto.

Os fatores podem ser diversos e até mesmo trazer riscos para a mãe e o bebê. Para tirar as principais dúvidas sobre o tema, conversamos com a Dra. Aline Ambrosio, que é ginecologista, obstetra e terapeuta sexual. Entenda como a gravidez silenciosa pode acontecer e no que você precisa ficar de olho.

É possível engravidar e não ter nenhum sintoma?

Sim, é possível. A gravidez silenciosa pode acontecer tanto pela falta de percepção da própria mãe, como por causas psicológicas ou físicas, segundo a especialista. “Alguns quadros psiquiátricos, nos quais a percepção do corpo ou da realidade estão alterados, as mulheres não questionam o atraso menstrual e sintomas suspeitos de gravidez ou nem os notam”.

A gravidez silenciosa é rara e pode causar riscos por não propor um pré-natal adequado (Foto: Getty Images)

Quais os riscos de não se perceber a gravidez?

Os riscos de não perceber a gestação estão ligados a não realizar um pré-natal adequado, justamente para a prevenção de complicações materno-fetais, ou de instituir o tratamento para doenças que possam afetar o desenvolvimento saudável do bebê.

“Orientações de mudança para um estilo de vida saudável, prescrição de vitaminas, como o ácido fólico e ômega 3, e a execução de exames de imagem e laboratório, são essenciais, pois podem salvar vidas e evitar complicações graves na gravidez”, comenta a Dra. Aline Ambrosio.

Quais as chances de ter uma gravidez silenciosa?

Até o momento, não existem estudos que comprovem a frequência desta estatística na população geral. Mas, pode-se dizer que é um fenômeno bastante raro e incomum, pois quase todas as mulheres tem o aumento de barriga, mesmo que ela seja menor.

É possível saber se está grávida pela barriga?

Mulheres muito magras podem notar os movimentos do bebê já no primeiro trimestre e o volume uterino é visível um pouco mais cedo. Já nas mulheres menos sensíveis às alterações hormonais, como náuseas, vômitos, fadiga, sono, sensibilidade mamária, intestino preso, e apresentando sangramento na implantação do ovo no útero (que ocorre perto do que seria a menstruação normal), é possível suspeitar de uma gravidez pelo crescimento da barriga.

“Em mulheres com irregularidades menstruais, principalmente naquelas com ciclos longos e infrequentes, a falta da menstruação não as alerta para a presença do bebê, atrasando seu diagnóstico. A alteração menstrual mais frequente aqui é a síndrome dos ovários policísticos. Assim, a suspeita de gravidez nelas pode surgir com o aumento da barriga”, explica a ginecologista.

A gravidez silenciosa é percebida apenas no terceiro trimestre ou ainda na hora do parto (Foto: Getty Images)

Por que a barriga não aparece na gravidez silenciosa?

Algumas condições podem acabar alterando o crescimento da barriga, ou ainda atrasá-la. Nas mulheres com obesidade, por exemplo, a distensão da parede abdominal causada pelo crescimento do útero não é evidente. Além disso, a obesidade também é uma causa da síndrome dos ovários policísticos, que provocam o atraso menstrual. “Nesta condição, há também uma menor percepção da movimentação fetal, já que o útero fica mais longe da pele. Nas obstipadas crônicas, que também tem um volume abdominal maior, a percepção da gestação pode ficar alterada”.

Já nas mulheres que realizaram cirurgias plásticas, como a dermolipectomia ou abdominoplastia, e nas esportistas com forte parede muscular, o crescimento da barriga pode ser retardado, justamente pela resistência dos músculos. Mas, calma, isso não afeta o desenvolvimento do bebê! “Nas atletas profissionais, é comum haver o bloqueio das menstruações também, sendo mais um fator em que confunde-se ritmo menstrual habitual delas e gravidez”, explica a médica.

É possível continuar menstruando e estar grávida?

No primeiro trimestre da gravidez, os sangramentos vaginais podem acontecer, mas eles são de menor intensidade do que a menstruação. “No primeiro trimestre, está se formando a futura placenta, e sangramentos decorrentes de sua implantação são frequentes, além do sangramento presente no implante do ovo. Além disto, para evitar que ela assuma uma posição baixa, sobre ou perto do colo uterino no final da gravidez, áreas posicionadas mais baixas nos primeiros meses descolam daí, para subirem com o avançar da gestação, já que este colo precisará dilatar para o bebê passar”, comenta a Dra. Ana.

Vale lembrar ainda que após o primeiro trimestre, os sangramentos do colo uterino, descolamentos da placenta e corrimentos irritativos da vagina também podem causar confusões com a menstruação. Dessa maneira, a gravidez pode acabar passando despercebida.

Inscreva-se no 14º Seminário Internacional Pais&Filhos

O 14º Seminário Internacional Pais&Filhos – Toda família é nossa já tem data para acontecer. Depois de cinco edições online, essa volta a ser presencial no dia 17 de novembro, na Unibes Cultural, em São Paulo. Vai rolar palestras, mesa-redonda, sorteios, ativações e muito mais! Para participar, é só se inscrever aqui! Te esperamos por lá.

Tags: BebêfilhosGestaçãoGravidezgravidez silenciosaMãeNotíciasredes sociaisrelato
Compartilhar5Tweet3Compartilhar1Enviar
PRÓXIMO
O tamanho da barrida da gestante chama atenção por ser grande

Mãe mostra a barriga grávida de 7 semanas e chama atenção pelo tamanho

Se não brincar, não cresce! Por que o momento lúdico para o desenvolvimento infantil
Universidade de Pais

A Primeira Infância é para a Vida Toda: o que a ciência revela e por que precisamos agir

Por Dr. Wimer Bottura Junior
20 de setembro de 2025
0

Por Ana Luisa Meirelles e Dr. Wimer Bottura Júnior Imagine: nos primeiros seis anos de vida, o cérebro forma conexões...

Leia maisDetails
Após rumores de affair, Wanessa Camargo e Allan Souza Lima são flagrados juntos no Rio

Após rumores de affair, Wanessa Camargo e Allan Souza Lima são flagrados juntos no Rio

19 de setembro de 2025
Receita fácil de mini torta de oreo: aprenda a fazer

Receita fácil de mini torta de Oreo: aprenda a fazer

19 de setembro de 2025
beijinho na forrma

Receita simples para crianças: beijinho de leite em pó

19 de setembro de 2025
quarto de bebê

5 passos para receber seu bebê com mais leveza

19 de setembro de 2025
  • 18º Seminário Internacional Pais&Filhos – Mãe (não) é tudo igual
  • Fale Conosco
  • Página Inicial
  • Política de Privacidade
  • Quem Somos
  • Termos de Uso

© Brasil MN Manchete Editora 2023 - Todos os direitos reservados | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • 19° Seminário
  • Família
  • Criança
  • Bebês
  • Gravidez
  • Notícias
  • Clube Pais&Filhos

© Brasil MN Manchete Editora 2023 - Todos os direitos reservados | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.